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Três Lagoas
domingo, 24 de novembro de 2024

Projetos de matemática e educação financeira da EE João Ponse de Arruda são apresentados na Semana Acadêmica da UFMS

Os trabalhos intitulados “Origami” e “Educação Financeira em prol da comunicade escolar” são desenvolvidos pelos estudantes do ensino médio em tempo integral da unidade escolar de Três Lagoas

Os estudantes do ensino médio da Escola Estadual João Ponce de Arruda, que oferta educação em tempo integral, em Três Lagoas, apresentam trabalhos intitulados “Origami” e “Educação Financeira em prol da comunicade escolar”, durante a Semana de Matemática no campus II da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) nos dias 19 a 23 de agosto.

A unidade escolar foi representada pelos estudantes Giovanna Ferreira Lopes e Nayra Cristhina Alves Andrade 2° ano o ensino médio, sob a orientação do professor José Augusto Jacomeli e os estudantes Caio Henrique Pacheco Sales Antonio e Késya Karine De Oliveira Guimarães – 3° ano do ensino médio, sob a orientação da professora Ana Lucília.

Origami

O projeto Origami tem como objetivo desenvolver nos estudantes o gosto pela matemática, através do lúdico e do trabalho em grupo. A construção das figuras a partir dos origamis é uma sequência de operações e raciocínio lógico.

Os encontros dos professores com os estudantes construirão figuras, abordando conceitos sobre os sólidos de Platão, de forma a observar as propriedades e medidas presentes nas figuras. A construção dos origamis, por ser um processo de repetição e memorização, desenvolve o raciocínio lógico, a coordenação visomotora, proporcionando uma melhora na atenção, concentração, entre outras habilidades.

O projeto pode se referir a diversas iniciativas, dependendo do contexto. Tradicionalmente, origami é a arte de dobrar papel para criar formas tridimensionais, como animais, objetos e figuras geométricas. Em um contexto mais amplo, um “Projeto Origami” pode ser uma atividade educativa, artística ou social que envolve o uso de técnicas de dobradura de papel para alcançar objetivos específicos, como:

  • Educação: Utilizar o origami em escolas para ensinar geometria, paciência, coordenação motora e criatividade.
  • Terapia: Em alguns projetos, o origami é utilizado como terapia ocupacional ou mental, promovendo concentração e relaxamento.
  • Arte: Projetos artísticos que integram a cultura do origami em exposições ou criações de obras com papel.
  • Engenharia e Design: O conceito de origami também tem sido aplicado em áreas como design de produtos, engenharia aeroespacial e robótica, utilizando princípios de dobraduras para criar estruturas inovadoras.

Educação Financeira

O projeto Educação Financeira – em prol da comunidade escolar tem como objetivo produzir um panorama financeiro da comunidade escolar, por meio de um questionário quantitativo, para compreender quais são os principais obstáculos deste agrupamento quando se trata de orçamento e, posteriormente, atuar de forma direta na superação das dificuldades encontradas.

As propostas de intervenções podem variar desde minicursos voltados na área de educação financeira, assim como a disseminação dos resultados de pesquisa e informações em mídias sociais, com posts informativos que possam ajudar a esclarecer as dúvidas financeiras do cotidiano.

Educação Financeira na escola é uma excelente iniciativa para ensinar aos alunos desde cedo como gerenciar e entender o valor do dinheiro, planejamento financeiro e a importância de decisões conscientes no consumo. Um projeto como esse pode ter o objetivo de desenvolver habilidades que contribuirão para o bem-estar financeiro no futuro e pode ser adaptado para diferentes faixas etárias.

Os resultados apontaram para uma urgência de promoção de educação financeira à comunidade escolar, tendo em vista que este tema, apesar de já estar contemplado nos currículos, ainda não é explorado como poderia, tanto na educação regular como para além dela. Vale ressaltar que sem planejamento financeiro não há projeto de vida.

Educação financeira é essencial para orientar indivíduos no momento de escolher entre produtos financeiros ou mesmo carreiras profissionais. É preciso desenvolver a habilidade de adiar desejos em função de futuros benefícios, uma capacidade difícil no mundo contemporâneo, no qual a natureza do indivíduo é buscar o contentamento instantâneo.

Adersino Junior, SED

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