O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou nessa terça-feira (17) um documentário sobre assédio eleitoral nas relações de trabalho. A produção faz parte da campanha “O voto é seu e tem a sua identidade”, promovida pela instituição para esclarecer a sociedade sobre o tema.
O vídeo aborda casos ocorridos durante as eleições de 2022 nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Pará e Bahia. A produção também mostra o conceito de assédio eleitoral nas relações de trabalho e explica como essa irregularidade acontece na administração pública.
No documentário, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, afirma que a postura da instituição sempre foi defender, de forma irrestrita, a inviolabilidade da liberdade de consciência, de crença, de convicção filosófica e política. “Além do combate aos casos concretos de assédio eleitoral, nosso país precisa entender e mudar a questão estrutural que envolve esse problema que permeia a história da nossa República”, afirmou o PGT.
Dados
O MPT recebeu 3.606 denúncias sobre assédio eleitoral referentes às eleições de 2022. Somente em 2024, a instituição já registrou 293 queixas relativas ao tema até o dia 17 de setembro.
Juntamente com a produção, que está disponível no canal @mptrabalho no YouTube, apresentamos outras duas versões do documentário, uma reduzida e uma amostra.