Uma pesquisa realizada pelo portal Reclame Aqui em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) revelou que 54% dos brasileiros apoiam o retorno do horário de verão em 2024.
Conforme a Agência Brasil divulgou nesta última quarta-feira (18), o levantamento, que entrevistou três mil pessoas, têm uma margem de erro de dois pontos percentuais e um nível de confiança de 95%.
Dos entrevistados, 41,8% são totalmente a favor da medida, enquanto 13,1% são parcialmente favoráveis. Por outro lado, 25,8% são totalmente contra o retorno, 17% são indiferentes e 2,2% são parcialmente contrários.
Governo considera retorno
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou recentemente que a volta do horário de verão é uma possibilidade real. Ele destacou que a medida visa o melhor aproveitamento da luz natural e a redução do consumo de energia elétrica. No entanto, o ministro também ressaltou que a decisão envolve implicações econômicas e sociais significativas.
“O horário de verão é uma possibilidade real, mas não é um fato porque tem implicações não só energéticas, mas também econômicas. É importante para diminuir o despacho de térmicas nos horários de ponta, mas é uma das medidas, porque ela impacta muito a vida das pessoas”, afirmou Silveira.