Antes de morrer, Matheus Dias da Silva, de 26 anos, quebrou um posto de saúde, ameaçou funcionários com um facão e ainda disse que voltaria ao local com uma arma de fogo. O suspeito tentou fugir, mas foi perseguido e morto pela polícia nesta quarta-feira (25).
De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais foram acionados por funcionários da unidade de saúde do bairro Novo Oeste onde. O suspeito estava bastante exaltado com uma faca, causou danos no local.
Quando os policiais chegaram, Matheus já havia deixado o local e a polícia passou a realizar buscas pelo suspeito. Pouco tempo depois, novamente os militares foram acionados e avisados que Matheus teria retornado a unidade ainda mais transtornado, quebrando vidros, portas e causando pânico na população.
A guarnição retornou ao posto de saúde e foi informada que o indivíduo teria fugido em direção ao condomínio Engenheiro Alexander Ricardo, bem como foram informados que Matheus teria dito que buscaria uma arma de fogo. Assim, diligenciaram para o local e avistaram o autor dos fatos na frente no condomínio.
Ocorreu que, ao notar a presença policial, Matheus correu para dentro do condomínio, momento em que a equipe o perseguiu. Neste momento, o suspeito adentrou ao Bloco 12, entrou em um dos apartamentos e saltou pela janela do segundo andar, evadindo-se para o Bloco 11.
Neste momento, a equipe fez o cerco até solicitaram reforço policial, oportunidade em que chegaram as equipes da Força Tática e do Getam que assumiram a ocorrência.
Em seguida, as equipes perceberam que Matheus estava no último andar do bloco, oportunidade em que subiram a escadaria e visualizaram o suspeito no corredor e de posse de um facão.
As equipes tentaram conversar com Matheus, ordenado para que o autor soltasse o facão e deitasse no chão, o que não foi acatado. Que as ordens foram emanadas por diversas vezes, entretanto, em nenhuma delas o suspeito acatou, demonstrando comportamento de que avançaria na direção dos policiais.
Durante a aproximação da equipe para fins de possível imobilização, Matheus partiu para cima da polícia, tentando golpear os policiais que atiraram e o suspeito caiu o chão.
Em seguida, após a estabilização do cenário, Matheus foi desarmado e socorrido ao Hospital Auxiliadora para atendimento médico, entretanto, não resistiu aos ferimentos e morreu. O facão utilizado pelo autor foi apreendido.
O Perfil News teve acesso a vários vídeos dos funcionários e pacientes que estavam na unidade de saúde no momento do ocorrido. Todos ficaram em pânico com medo de Matheus.
Uma leitora relatou que estava no local na hora dos fatos. “Ele destruiu o posto, quebrou vidros. Só via gente correndo, criança gritando, gestante e idoso correndo. Foi um desespero. Não sei como consegui fugir de lá. Meu corpo ficou tremendo, parecia que tinha levado um choque. Ele já quebrando tudo. Se ele tivesse atirando ali dentro não a sobrar ninguém. Até os médicos que estavam ali para salvar vidas também correram”, disse.