Os municípios de Aparecida do Taboado e Amambai comemoram, neste último sábado (28), o aniversário de 76 anos de emancipação político-administrativa.
Conforme o site Campo Grande News, aparecida do Taboado, conhecida como a “terra dos 60 dias apaixonado” devido à música da dupla Chitãozinho e Xororó, está localizada na região leste de Mato Grosso do Sul, a 458 km de Campo Grande.
Segundo estimativas do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a cidade tem 29.446 habitantes e ocupa uma área de 2.751,485 km².
Os primeiros registros de ocupação da área datam da década de 1830, mas o povoado começou a se formar por volta de 1900. A região se desenvolveu como um importante ponto de passagem do gado que era levado para cidades paulistas, como Barretos e São José do Rio Preto.
Em 1933, Aparecida do Taboado já contava com sua primeira escola, capela, jornal e três juízes de paz. Três anos depois, em 1936, o povoado foi elevado à categoria de distrito, e, em 28 de setembro de 1948, tornou-se oficialmente um município, pela Lei nº 130.
Amambai também compartilha o mesmo dia de comemoração, marcando a importância histórica e cultural de ambas as cidades no Estado.