Com o objetivo de intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Bataguassu, por meio da Secretaria Municipal de Saúde inicia os mutirões de limpeza em combate à Dengue na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro.
No cronograma divulgado pela pasta, os primeiros bairros a serem atendidos serão o Jardim Santa Rosa e extensão; e o bairro Jardim Real, a partir das 8 horas (horário de Brasília), locais esses com maior número de casos da doença registrados no município.
Durante a ação, de acordo com a coordenadora municipal de Saúde, Elayne Cristine Nunes, Agentes de Endemias e Agentes Comunitário de Saúde percorrerão os bairros para eliminar os focos do mosquito visitando as casas e reforçando a importância da prevenção durante todo o ano.
A coordenadora explica que é solicitado aos moradores que retirem do seu quintal nos dias de mutirão recipientes que possam acumular água e que se tornem um possível criadouro do Aedes aegypti. “O sucesso do mutirão depende da participação ativa da comunidade. Sem a colaboração de todos, não conseguiremos eliminar os focos do mosquito. Cada morador (a) tem a responsabilidade de cuidar do seu quintal e evitar que o Aedes aegypti tenha condições de se reproduzir”, comenta.
Ela explica que apesar de ser um problema antigo, a Dengue continua sendo uma ameaça à saúde pública especialmente durante períodos chuvosos, quando o acúmulo de água se torna mais frequente. “Com as chuvas de verão, aumentam os casos de dengue. É preciso que todos façam sua parte para evitar uma epidemia”, alertou.
Confira o cronograma completo
BATAGUASSU
Dia 18 de outubro – Jardim Santa Rosa, extensão e Jardim Real;
Dia 25 de outubro – Jardim Irmãos Sollito, Jardim São Pedro e Nova Horizonte;
Dia 1º de novembro – Jardim Acapulco, Jardim Santa Luzia, Primavera e Recanto;
Dia 8 de novembro – Jardim Santa Maria e América I e II;
Dia 13 de novembro – Jardim América III e Residencial Modelo I;
Dia 22 de novembro – Residencial Modelo III e IV; Residencial Parque dos Buritis;
Dia 29 de novembro – Centro
Dia 6 de dezembro – Jardim Campo Grande
Dia 13 de dezembro – Jardim São João, Jardim Bongiovanni, Residencial Modelo II e Jardim Santo Antônio;
Dia 20 de dezembro – Jardim São Francisco e Vila Nova
DISTRITO DE NOVA PORTO XV
Dia 18 de outubro – Reta A-1: Rua Bela Vista; Rua Arquile Pirarelli; Rua José Pretti Filho, Rua Luzia Ribeiro de Jesus, Rua Moisés de Oliveira Primo e Avenida Reta A-1
Distrito de Nova Porto XV – Avenida 5 de Setembro (quadra 12), Rua Assembleia de Deus, Rua Maura Ferreira da Silva (quadra 13), Rua Eumodan de Oliveira Soares, Avenida 11 de Setembro (quadras 26, 32 e 33); Rua Odelio Ferreira Martins (quadra 33 e 35) e Rua Y.
Dia 25 de outubro – Avenida 5 de Setembro, Rua Valdomiro Soares de Oliveira, Avenida Porto XV, Rua José Pedrossian, Rua Delcideo Correia, Rua Dona Nega, Rua Urbino José de Oliveira, Rua Odelio Ferreira Martins e Rua Maura Ferreira da Silva.
COMO PREVENIR
As principais recomendações para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti são:
Eliminar recipientes que possam acumular água como garrafas, pneus e vasos de plantas;
Manter caixas d’água bem vedadas.
Limpar calhas e ralos com frequência.
Trocar a água dos vasos de plantas aquáticas regularmente.
O combate ao mosquito é um esforço contínuo e a prevenção é a melhor arma contra a Dengue. Ficar atento a possíveis criadouros e colaborar com as ações da Secretaria Municipal de Saúde é fundamental para manter a saúde da população protegida.
Bianca Lima