21.8 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Equipe da Semadesc realiza visita técnica à usina sucroenergética da Adecoagro em Ivinhema

A equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) realizou ontem (17) uma visita técnica à Usina Sucroenergética Adecoagro, em Ivinhema. O grupo foi liderado pelo secretário-executivo de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Beretta, o coordenador de agricultura Fernando Luis Nascimento, o coordenador de Normas Socioambientais Pedro Mendes, e a coordenadora de Energias Renováveis Mamiule de Siqueira.

A visita técnica foi guiada pelo diretor de Compras da Adecoagro, Mariano de Santis, o diretor técnico de biogás Luis Felipe Colturato e o diretor industrial Roberto Oliveira.

A indústria produz álcool, açúcar, bioenergia, biometano e biofertilizante e gera 6.000 empregos diretos, nos municípios de Ivinhema e Angélica. No local estão plantados 200 mil hectares de cana-de-açúcar em modelo safra contínua.

A unidade conta ainda com uma biofábrica de mudas de cana-de-açúcar. Na usina, a vinhaça – subproduto da destilação do álcool vira insumo para produção de biometano (biodigestor – biogás, purificador – biometano). A produção de biometano tem 15 anos de desenvolvimento na Adeacoagro. A vinhaça gera economia de 30% em fertilizantes na lavoura.

Entre os projetos em andamento na usina estão um novo Posto de abastecimento que terá capacidade de 18.000 m³ de biometano.

A Adecoagro possui uma oficina credenciada para fazer conversões de veículos que conta com 800 funcionários. No local é feita a conversão de motores híbridos – sistema adaptado (diesel / gás); substituição de motor (ciclo diesel para ciclo otto). A frota atual movida a biometano na usina é de 6 veículos pesados, 4 moto bomba para fertirrigação, 1 trator e 125 veículos leves.

O secretário-executivo Rogério Beretta destacou a importância da visita à usina para conhecer os projetos de produção de energias renováveis. “A Adecoagro tem os melhores índices de energias renováveis do Estado. É um orgulho para o MS uma empresa com estes níveis de eficiência e produtividade”, comentou.

Rosana Siqueira, da Semadesc

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.