Nove agentes culturais de Bataguassu terão R$ 90.132,37 para a aquisição de instrumentos musicais e produções audiovisuais. A assinatura do Termo de Execução Cultural aconteceu no gabinete do prefeito Akira Otsubo, na presença da Secretária Municipal de Educação e Cultura, Maria Aparecida Businaro Meira, e do Gerente de Cultura, Igor Cardoso.
Os recursos são oriundos do Ministério da Cultura do Governo Federal e são remanescentes da Lei Complementar 195/2022, conhecida como Lei Paulo Gustavo. Cada agente cultural fica responsável por executar o projeto proposto, entre eles, documentário de curta metragem e videoclipe de música autoral, além de aquisição de instrumentos musicais, como é o caso do projeto Formando Jovens para o Futuro, do Instituto Mirim de Bataguassu. Na sede do Instituto Mirim, são ministradas aulas de violão, teatro, leitura e poesia.
Todo trabalho executado tem a orientação e fiscalização do Comitê Gestor de Acompanhamento e Fiscalização, criado pelo Decreto 154, de 24 de agosto de 2023, e composto por servidores do Poder Público e do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais. Além disso, pela Comissão de Análise de Mérito Cultural da Lei Paulo Gustavo, criada pela Portaria 314/2023 de 30 de outubro de 2023.
Os agentes culturais são obrigados a apresentar um relatório final sobre a concretização do projeto proposto e a produção cultural apresentada deve ser conforme a validação do Comitê. As informações são inseridas na plataforma Transferegov.br, do Governo Federal, como forma de garantir toda lisura e transparência do processo.
Cada projeto foi aprovado pela Comissão de Análise de Mérito Cultural, composta por profissionais voluntários do município de Bataguassu, de diversos segmentos culturais como música, dança, teatro, artesanato e audiovisual.
Assinaram os termos de execução cultural os produtores de audiovisual Vanda Maria Rodrigues Portela, Lidiane Morais Arakaki, Edival Barbosa Sena, Rogério Aparecido de Barros, Hendy Guibi Viale, Willian Pelegrino de Lima e Lucas Antonio da Cruz Souza.
Além deles, os diretores do Instituto Mirim de Bataguassu, Elizete Duarte de Oliveira e Regio Carlos Celestino Pereira, cuja verba será utilizada para aquisição de instrumentos musicais.
Por Ademar Cardoso