23.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 22 de novembro de 2024

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 

A cidade se tornou uma mãe para pessoas de todo o Brasil e até de outros países. Trabalhadores de todos os lugares se instalaram em Três Lagoas com a chegada das fábricas

A cidade, ‘menina dos olhos’ da economia do Estado e ‘rainha da exportação’ Três Lagoas é um dos municípios que mais se desenvolveu em Mato Grosso do Sul nos últimos anos e pelo visto não existem mais limites para o desenvolvimento na região que só cresce a cada dia mais. 

Uma cidade que era considerada ‘pacata’ que vivia principalmente da agropecuária, mudou de cara nos últimos 20 anos. Com a chegada das gigantes da celulose, a economia de Três Lagoas mudou da água para o vinho e se tornou o município que mais exporta em Mato Grosso do Sul, ficando à frente até da Capital, Campo Grande. 

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 
O movimento na área central de Três Lagoas as vezes chega a surpreender devido à quantidade de pessoas (Foto: Ricardo Ojeda)

O salto na população também disparou nos últimos anos. Três Lagoas é uma cidade de gente hospitaleira, sempre pronta a ‘dar uma mão’ para quem chega no município em busca de novas oportunidades de emprego. 

A cidade se tornou uma mãe para pessoas de todo o Brasil e até de outros países. Trabalhadores de todos os lugares se instalaram em Três Lagoas com a chegada das fábricas. 

PRIMEIRA LEVA DE TRABALHADORES

Logo na construção da primeira indústria de celulose, aproximadamente 10 mil trabalhadores deixaram as suas cidades e vieram para Três Lagoas em busca de melhores condições de vida. Com o ‘boom’ na população, o município que tinha ‘cara de interior’ e vivia exclusivamente do agronegócio teve uma ‘mudança radical’ misturando culturas de várias regiões do Brasil. 

Com o crescimento da cidade veio também as oportunidades de emprego. Hoje em dia só não trabalha quem não quer em Três Lagoas. Diariamente vagas para trabalho são disponibilizadas para a população que deseja entrar no mercado de trabalho. 

CASA DO TRABALHADOR

De acordo com o gerente da Funtrab, Casa do Trabalhador de Três Lagoas, Jean Carlos Alves Ferreira, diariamente muitas vagas são oferecidas. 

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 
Equipe da Funtrab, Casa do Trabalhador de Três Lagoas, coordenada pelo gerente, Jean Carlos Alves Ferreira (Divulgação)

“Oferecemos uma média de 180 a 200 vagas de emprego por dia, abrangendo diversas áreas, desde indústria e comércio até serviços e administração. Isso representa uma oportunidade incrível para os trabalhadores locais e para aqueles que desejam se mudar para nossa região em crescimento. Além disso, nossa equipe na Casa do Trabalhador Funtrab está sempre pronta para ajudar os candidatos a encontrar as melhores vagas e se preparar para as entrevistas”, disse.  

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 

As opções de emprego são diversificadas. Ainda segundo o gerente, qualificação é muito importante para disputar uma vaga de emprego. Por isso é sempre importante estar atento as exigências do mercado de trabalho.  

“Nosso estado enfrenta uma escassez de mão de obra, o que afeta todos os setores. De acordo com o IBGE, a taxa de desemprego em Mato Grosso do Sul é uma das menores do país, mas ainda há um desafio para encontrar profissionais qualificados. Estamos trabalhando para qualificar nossa mão de obra e atrair talentos de outras regiões”.  

Com o crescimento da cidade, a economia de Três Lagoas disparou. Restaurantes, hotéis, lavanderias, bares e vários outros comércios se instalaram no município. Com isso, os empresários precisaram de mão de obra e as vagas de empregos foram aumentando. 

Além de todo o comércio, as fábricas de celulose são as que mais empregam em Três Lagoas, mas Jean explica que a mão de obra qualificada ainda é um obstáculo. 

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 
Formações através do programa MS Qualifica são oferecidas por meio da Funtrab, em parceria ao Sistema S (Foto: Divulgação)

“A falta de mão de obra qualificada é um dos principais desafios enfrentados pelas empresas na região. O Programa MS Qualifica busca suprir essa carência oferecendo capacitação profissional em diversas áreas, com o objetivo de preparar os trabalhadores para atender às exigências do mercado em expansão. Muitas vagas permanecem abertas devido à falta de candidatos com as competências necessárias”.  

Afinal, as fábricas de celulose sabem que a técnica, a prática, o conhecimento teórico e o autoconhecimento são elementos importantes para qualquer profissional. Por isso, é fundamental investir em aperfeiçoamento e se manter sempre atualizado, desenvolvendo novas habilidades, especialmente aquelas que se tornem um diferencial e o mantenha um passo à frente da concorrência. 

Apesar de Três Lagoas já ter avançado economicamente, o desenvolvimento não deve parar tão cedo, já que novas indústrias de celulose estão sendo instaladas em cidades próximas, movimentando ainda mais a região. 

Mato Grosso do Sul é referência quando o assunto é celulose. Com importantes fábricas em várias cidades do Estado, as empresas tornaram-se uma das maiores fontes de renda de vários municípios, principalmente da região do Bolsão, onde Três Lagoas está localizada. 

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 
Trabalhadores que atuam na construção da terraplanagem do Projeto Sucuriu, unidade industrial que a Arauco está construindo em Inocência (Foto: Divulgação)

“O desenvolvimento de empreendimentos como a potencial nova unidade da Bracell em Água Clara, a expansão da Arauco em Inocência, e a instalação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) em Bataguassu coloca a região Leste de Mato Grosso do Sul em destaque. Esses projetos vão gerar milhares de empregos, transformando a região em um polo de oportunidade”.  

Três Lagoas e região é desenvolvimento! 

Em Inocência, por exemplo, localizada a pouco mais de 100 quilômetros de Três Lagoas, em breve terá uma indústria. A Arauco, produtora chilena de celulose, iniciou a construção de sua nova fábrica na cidade. No auge da construção, são necessários cerca de 14 mil trabalhadores, correspondendo a um aumento de mais 776% no número de vagas de empregos na cidade que possui 8.424 habitantes. 

Com o investimento previsto de R$ 25 bilhões, mesmo antes do início das obras, a economia da região já começa a se movimentar. A previsão é de que a fábrica esteja concluída em 2028 e gere 2,3 mil empregos diretos e indiretos, conforme estimativa da companhia.

RIBAS E ÁGUA CLARA

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 
Cidade de Água Clara já se prepara para receber uma linha de produção de celulose da Bracell (Foto: Divulgação)

O mesmo está acontecendo em Ribas do Rio Pardo e. Uma quarta fábrica de celulose foi construída na cidade e já entrou em operação, empregando milhares de pessoas. 

Água Clara também tem a possibilidade de abrigar mais uma indústria de celulose. A Bracell em breve também deve movimentar o mercado de trabalho na região. Uma nova linha da Eldorado em Três Lagoas também é um sonho que está cada vez mais próximo. 

UFN3 E ZPE

Além disso, a UFN3 (Unidade de Fertilizantes Nitrogenados III) de Três Lagoas deve ter as obras retomadas em 2025. O megaempreendimento voltou a ser discutido em reuniões e existe a previsão de uma nova visita do Presidente da Petrobrás no começo do próximo ano em Três Lagoas. 

Três Lagoas e região ‘surfa’ na empregabilidade e demanda deve aumentar ainda mais 
Área localizada às margens da MS 395 onde será construída a ZPE de Bataguassu (Foto: Ricardo Ojeda)

Em Bataguassu, por exemplo, cidade que também é vizinha de Três Lagoas e de São Paulo, deve ser mais um dos municípios que vai disparar economicamente muito em breve. O município vai abrigar a ZPE (Zona de Processamento de Exportação). As obras, que começam ainda neste mês de outubro, conta com investimento de R$ 23 milhões e deve atrair muitos empresários do mundo todo. 

DICAS

Com os grandes empreendimentos, a cidade deve aumentar ainda mais o número de vagas de emprego para quem busca de um trabalho, o gerente da Funtrab oferece dicas. 

“Minha dica é: não perca a oportunidade de se preparar! O mercado de trabalho está de portas abertas, e há vários cursos gratuitos disponíveis. Aproveitem! Além disso, é importante ajustar o currículo, fazer rede de contatos e estar preparado para aprender e se adaptar às necessidades do mercado. A Casa do Trabalhador Funtrab em Três Lagoas está sempre aberta para esclarecer dúvidas e ajudar na busca por emprego”.

Foto capa: James Luck

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.