Com atuação voltada a defesa, segurança e integração do espaço aéreo nacional, a Base Aérea de Campo Grande comemorou hoje (23) o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. O governador Eduardo Riedel participou da cerimônia militar, juntamente com a primeira-dama Mônica Riedel, e recebeu a medalha ‘Ordem do Mérito Aeronáutico’ do comandante da Base Aérea de Campo Grande, brigadeiro do ar Eric Breviglieri.
“Receber essa homenagem é uma honra e uma enorme responsabilidade pelo significado dessa comenda e a importância da Força Aérea Brasileira para o país, por tudo que ela representa nos mais diversos aspectos, desde a proteção e defesa nacional, sua atuação humanitária, seu apoio imprescindível ao desenvolvimento tecnológico e monitoramento de todo território nacional, enfim, sua preciosa contribuição para soberania da nação”, frisa o governador Eduardo Riedel, que completa.
“Isso nos motiva e inspira a manter um trabalho de excelência em prol de todos os sul-mato-grossenses”.
A celebração acontece em todos os comandos aéreos do país. A medalha é uma das mais importantes condecorações militares e durante a cerimônia, foram homenageados militares e civis que se destacaram em ações ao longo de 2024.
Comemoração
O Dia do Aviador e o Dia da Força Aérea Brasileira são comemorados em 23 de outubro, data que celebra o primeiro voo realizado por Alberto Santos-Dumont com o 14-bis, em 1906, um marco histórico para a aviação mundial.
Santos-Dumont, considerado o ‘Pai da Aviação’, foi pioneiro ao realizar o primeiro voo de um aparelho mais pesado que o ar, impulsionando o desenvolvimento da aviação e tornando-se símbolo de inovação e coragem.
A FAB (Força Aérea Brasileira), uma das três Forças Armadas do Brasil, é responsável pela defesa do espaço aéreo e pela segurança do território nacional. Fundada em 1941, a FAB desempenha papel fundamental na proteção, integração e desenvolvimento do país, atuando em missões de defesa, segurança, assistência humanitária e resgate, tanto em território nacional quanto em operações internacionais.
Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS