20.3 C
Três Lagoas
segunda-feira, 25 de novembro de 2024

De olho em ministério, PT considera substituição de ministra envolvida em denúncias de assédio e racismo

Assim como um tubarão sente o cheiro de sangue na água, o PT está atento a ministros sob pressão e já tem um nome em mente para substituir Cida Gonçalves, ministra da Mulher, envolvida em denúncias de assédio moral e racismo.

Conforme a coluna do jornalista Cláudio Humberto, os petistas estão de olho na senadora Teresa Leitão (PT-PE), cuja principal vantagem é seu suplente, Silvio Costa. Ex-deputado com histórico combativo, ele é pai do atual ministro de Portos e Aeroportos, e seria uma opção para dar mais energia à bancada governista, que Lula tem criticado por sua “apatia”.

Contra Cida Gonçalves e sua secretária-executiva, Maria Helena Guarezi, pesam 17 relatos de denúncias publicados pelo site Alma Preta. Quando procurado, o ministério optou por não comentar o assunto.

Caso Cida Gonçalves se mantenha no cargo, o PT sugere Teresa Leitão para o Ministério de Ciência e Tecnologia, atualmente liderado por Luciana Santos (PCdoB), cuja gestão tem sido considerada sem destaque.

O PT justifica que a eventual nomeação de Teresa Leitão não reduziria o número de mulheres no ministério. Lula, por sua vez, busca conter a crise, especialmente após ter demitido Silvio Almeida do Ministério de Direitos Humanos, apenas um ano depois de denúncias de assédio.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.