23.7 C
Três Lagoas
quarta-feira, 18 de dezembro de 2024

Sefaz promove workshop com foco em inteligência artifical e transformação digital

A constante modernização do fisco estadual vem proporcionando a melhoria dos serviços disponibilizados à população sul-mato-grossense. Essa facilidade vem fazendo com que o volume de dados cresça exponencialmente. Para acompanhar as mudanças, o Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz-MS), promove nessa semana o workshop “Transformação Digital na Administração Tributária: Desafios e Oportunidades Para a Inovação”.

A transformação digital é uma diretriz do Governo. Para aperfeiçoar o parque tecnológico dos órgãos estaduais, a Sefaz se depara com mais um grande desafio: assumir a gestão de um Datacenter. Para tanto, buscou em uma consultoria realizada com a Gartner trazer o que há de mais atual e moderno em termos de estrutura de governança de Tecnologia da Informação (TI).

A Gartner é uma empresa de consultoria que trabalha com mais de 10 mil empresas, incluindo CIOs e outros executivos da área de TI nas corporações e órgãos do governo. A companhia está presente em mais de 85 países pelo mundo.

Conforme o Secretário Estadual de Fazenda, Flávio César, a administração tributária do MS é uma das protagonistas da transformação digital no Brasil. Flávio pontua que nosso Estado é destaque na transformação digital e tecnológica, “o que tem nos permitido trabalhar com cada vez mais eficiência”.

“Os avanços que vem posicionando Mato Grosso do Sul como um dos protagonistas da transformação digital no Brasil são resultados do esforço conjunto entre o gestão estadual e equipes. Parabenizo cada um pela dedicação e empenho. Também aproveito para cumprimentar o diretor nacional da Gartner, Paulo Ricardo Farias, empresa sólida de expertise, a qual apresenta o trabalho de consultoria para que possamos avançar ainda mais fazendo com que o cidadão possa resolver qualquer assunto relacionado ao fisco no conforto de casa, com agilidade e atendendo ainda aos apelos ecológicos, com a redução do uso de papel.”

De acordo com o Secretário Executivo de Transformação Digital, analista de tecnologia da informação Robson Roberto Duarte de Alencar, o legado das experiências acumuladas pelos 20 anos da antiga Superintendência de Gestão da Informação, até 2022 vinculada a SEFAZ, fez com que ‘a Coordenadoria Especial de Tecnologia da Informação (COTIN-Sefaz), criada em 2019, pudesse dar os primeiros passos se firmando na gestão e condução dos trabalhos voltados a tecnologia da informação no âmbito da Superintendência de Administração Tributária (SAT)’.

O Superintendente da SAT, auditor fiscal da Receita Estadual Bruno Bastos, disse que uma das prioridades será intensificar a área de TI devido ao enorme campo de oportunidades.

“A tecnologia melhora nossa performance, aprimora a auditoria e a fiscalização de trânsito, nos permite trabalhar com Big Data devido ao volume de informações; machine learn e blockchain que são ferramentas que fazem parte do presente e do futuro da administração tributária. Nos proporciona o free flow, as malhas fiscais, passa pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e vai ser imprescindível para a reforma tributária. Mas, mais que isso, vem para desburocratizar ainda mais a vida do contribuinte”, destacou.

Conforme o coordenador da Cotin, auditor fiscal da Receita Estadual Márcio Valério Verbisck, o workshop é a conclusão de um ciclo de dois anos de consultoria realizada pela Gartner.

“O resultado desse trabalho nos dá um direcionamento para elevar o nível de maturidade da Coordenadoria de Tecnologia da Informação dentro do cenário da transformação digital, inovação e do governo digital, que é um dos pilares do Governo do Estado. Então o evento apresenta os resultados e também mostra nossa carteira de projetos, dando a exata noção da atuação da Cotin no âmbito da Sefaz”, explica.

Entre os temas do workshop estão “Consultoria Gartner: mapa de Capacidades e Carteira de Projetos estratégicos da Cotin”, “Inteligência Artificial: perspectivas para os próximos 3, 5 e 10 anos”, “LGPD na Administração Tributária: Conformidade e Segurança de Dados na COTIN”, entre outros.

Participam 128 servidores entre coordenadores, assessores, gestores da Superintendência de Administração Tributária (SAT) e equipe interna da Coordenadoria de Tecnologia da Informação (Cotin). Pela Gartner participam diretor nacional, Paulo Ricardo Farias; consultor e palestrante, Alexandre Nunes; representante comercial, Ricardo Silveira.

Diana Gaúna, Comunicação Sefaz

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.