21.3 C
Três Lagoas
domingo, 24 de novembro de 2024

Inscrições para seleção do Parlamento Juvenil do Mercosul encerram dia 07

Seleção tem como objetivo eleger jovens para representarem seus estados nas etapas nacional e internacional do Parlamento Juvenil do Mercosul

O MEC (Ministério da Educação), por meio da SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão), SEB (Secretaria de Educação Básica) e AII (Assessoria de Assuntos Internacionais) está com inscrições abertas para Seleção Nacional do Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM), para estudantes do 1º e 2º ano do Ensino Médio.

A seleção tem como objetivo escolher 81 jovens brasileiros que representarão seus estados, sendo 3 (três) por Unidade da Federação, na etapa nacional do PJM de 2024 a 2026. Os jovens selecionados participarão da etapa de formação e seleção para a etapa internacional do Programa, que visará à elaboração e a divulgação da Declaração do Parlamento Juvenil do Mercosul.

O Parlamento Juvenil do Mercosul é uma iniciativa que reúne jovens de países membros do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai, além de outros países associados) para discutir e propor políticas públicas sobre questões que afetam a juventude. Criado em 2010, o Parlamento busca fomentar a participação política dos jovens, promover o intercâmbio cultural e fortalecer a cidadania.

Nesse sentido, os jovens serão responsáveis pela elaboração de projetos que abordam as necessidades e anseios comuns ao Mercosul no campo da educação com o tema “A integração regional e as mudanças climáticas”.

Objetivos do PJM

O Parlamento Juvenil do Mercosul visa favorecer e promover o protagonismo juvenil, abrindo espaço para diálogos e discussões acerca de temas ligados à educação, como: inclusão educativa, participação cidadã, direitos humanos, diversidade de raça, etnia e gênero, integração regional e trabalho.

Ademais, o PJM se propõe a ajudar os jovens a compreender o mundo, resolver problemas e atuar de forma cidadã, ética e responsável em sua comunidade e na sociedade, desenvolvendo competências e habilidades como o domínio da linguagem, compreensão de fenômenos, enfrentamento de situações-problema, construção de argumentação e elaboração de propostas, que são as competências principais da matriz de referência do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Quem pode participar?

Adolescentes e jovens que estejam devidamente matriculados e frequentando regularmente, no ano de 2024, o 1º ou 2º ano do Ensino Médio.

Como se inscrever?

Os jovens interessados em participar desta Seleção deverão acessar o formulário de inscrições, que está disponível no link https://www.gov.br/mec/pt-br/pjm 

O Parlamento Juvenil do Mercosul reforça a importância do engajamento dos jovens em debates que são cruciais para o futuro da região. Nesse sentido, proporciona aos participantes uma rica e singular experiência democrática de desenvolvimento de habilidades interpessoais e reflexão crítica.

 Adersino Junior, SED

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.