Após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos, o ex-presidente Jair Bolsonaro fez um apelo direto ao republicano, destacando a importância de sua liderança para a “liberdade” no Brasil.
Em entrevista neste quarta-feira (6) ao colunista Paulo Cappelli, do portal Metrópoles, Bolsonaro pediu que Trump ajude o país a evitar um destino semelhante ao da Venezuela.
“Desejo felicidades a Donald Trump. E que não esqueça o Brasil. O Brasil depositou muita esperança na sua eleição, Trump. Uma mulher brasileira pediu a você que não permita que os Estados Unidos virem o Brasil, e eu complemento: não deixe o Brasil virar uma Venezuela. Peço que nos ajude, Trump, a não deixar o Brasil virar uma Venezuela. Sua liderança é muito importante para a liberdade”, afirmou Bolsonaro.
Bolsonaro também revelou que havia sido convidado por Trump para acompanhar a apuração dos votos da eleição americana em Mar-a-Lago, na Flórida, mas que não pôde comparecer devido à retenção de seu passaporte.
A medida foi determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no âmbito de um inquérito sobre os atos de 8 de janeiro de 2023.
O ex-presidente afirmou que, caso seja convidado para a posse de Trump, buscará autorização junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e ao STF para comparecer. “Ele [Alexandre de Moraes] vai falar ‘não’ para o cara mais poderoso do mundo? Eu sou o ex. O cara vai arranjar uma encrenca por causa do ex?”, questionou Bolsonaro.