O tradicional Encontro do Proler (Programa Nacional de Incentivo à Leitura) chega à 25ª edição, trazendo uma temática atual: “Literatura, leitura e escrita em tempos de inteligência artificial”. O evento será realizado de 19 a 30 de novembro, em Campo Grande, e oferece uma série de atividades gratuitas para o público interessado em leitura e literatura.
Com o objetivo de fomentar a formação de leitores e promover o intercâmbio de experiências e conhecimentos sobre o livro, a leitura e a literatura, o Proler contará com programação diversa na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim e no MIS (Museu da Imagem e do Som), incluindo palestras, oficinas, rodas de conversa e lançamentos de livros
Nesta edição, o Encontro abordará como as novas tecnologias impactam o ato de ler e escrever, promovendo uma reflexão sobre o papel das ferramentas digitais na construção do conhecimento. Organizado pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da FCMS (Fundação de Cultura) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), em parceria com o Sistema Estadual de Bibliotecas, o Proler atrai profissionais de diversas áreas, como professores, acadêmicos, bibliotecários, escritores e gestores públicos, além de todos os interessados em literatura.
A coordenadora do comitê Proler em Mato Grosso do Sul, Melly Sena, ressalta a importância de incluir essa discussão tecnológica no contexto do Programa. Segundo ela, o tema visa formar leitores mais críticos e conscientes, capacitando-os para as transformações tecnológicas que marcam o cenário literário atual.
“Discutir a inteligência artificial dentro do Proler, com essa temática desse ano, é pensar a formação de leitores críticos e conscientes dessas transformações tecnológicas, capazes de navegar nesse novo cenário literário digital. Também é uma oportunidade para refletirmos sobre a própria questão da autoria, considerando a dualidade entre o autor físico e aquele que utiliza essas novas tecnologias. E, enquanto formadores de leitores, é essencial que estejamos preparados para mediar e orientar essas discussões de maneira enriquecedora”, afirma Melly Sena.
A programação inclui palestras com nomes relevantes, como a escritora Amanda Justino e o pesquisador Pablo Cavalcante, que abordarão temas como o papel da IA na literatura e as novas dinâmicas entre livros físicos e digitais. O evento também oferece oficinas práticas de introdução à audiodescrição, escrita criativa e aldravia, um estilo poético minimalista.
Confira neste link a programação completa e formulários de inscrição.
Lucas Castro, Comunicação Setesc