Uma píton albina de 2,5 metros, resgatada pela Polícia Militar Ambiental em um circo em Amambai, será integrada ao Bioparque Pantanal nos próximos dias.
Conforme divulgado nesta quinta-feira (21) pelo site MS Todo Dia, o animal, uma espécie exótica da Ásia, tem três anos, pesa 8 kg e não pode ser reintroduzido na natureza devido à perda de suas defesas naturais.
O Bioparque, que é o maior circuito de aquários de água doce do mundo, lançará uma enquete no Instagram para a escolha do nome da nova moradora. Entre as opções estão Capitu, Iracema e Paraguaçu, personagens marcantes da literatura brasileira.
O recinto foi projetado conforme normas do IBAMA, oferecendo substrato, aquecimento, umidificação e itens que simulam o habitat natural da espécie. “Nosso objetivo é garantir o bem-estar da serpente, estimulando seus comportamentos naturais”, destacou Carla Kovalski, bióloga-chefe do Bioparque.
Além de ser uma atração, a píton desempenhará um papel importante na educação ambiental, alinhada à missão do Bioparque de promover a conservação e conscientização sobre biodiversidade.