21.4 C
Três Lagoas
quarta-feira, 25 de dezembro de 2024

Com acordo Mercosul-União Europeia, Fiems projeta oportunidades estratégicas para indústria de MS

A Fiems avaliou como promissor o Acordo de Associação entre o Mercosul e a União Europeia, concluído nesta sexta-feira (6). O tratado, que visa reduzir ou eliminar tarifas de importação e exportação entre os dois blocos, tem potencial para impulsionar a indústria sul-mato-grossense, considerando o perfil produtivo competitivo da região.

Com acordo Mercosul-União Europeia, Fiems projeta oportunidades estratégicas para indústria de MS

O setor industrial do Estado é amplamente reconhecido pelos produtos agroalimentares, de base florestal e de bioenergia, todos alinhados aos padrões de qualidade e sustentabilidade ambiental. Atualmente, esses produtos já são comercializados no mercado europeu e em mais de 150 países ao redor do mundo.

Segundo dados do Observatório da Indústria da Fiems, somente no último ano, as exportações sul-mato-grossenses para a União Europeia ultrapassaram US$ 870 milhões, representando um crescimento de 50% nos últimos quatro anos. A indústria estadual respondeu por 98% de tudo o que Mato Grosso do Sul exportou para o bloco europeu, com destaque para farelos e pellets de soja, celulose, etanol, açúcar e carnes.

Com acordo Mercosul-União Europeia, Fiems projeta oportunidades estratégicas para indústria de MS
 Presidente da Fiems, Sérgio Longen, com o presidente da França, Emmanuel Macron (Assessoria)

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, a eliminação de tarifas representa uma oportunidade de ampliação significativa da presença da indústria sul-mato-grossense no mercado europeu. “Esse cenário também contribuirá para a redução do custo de importação de insumos e bens de capital, o que fortalecerá ainda mais a eficiência e a competitividade de nossa produção”, afirmou.

Longen ainda recordou que a Fiems já vem promovendo iniciativas para intensificar as relações comerciais com a União Europeia. Em maio de 2023, a Federação recebeu uma comitiva de representantes de 10 Estados membros do bloco – incluindo Malta, Bélgica, Suécia, Croácia, Dinamarca, Portugal, República Tcheca, Lituânia, Chipre e Polônia – para debater potenciais parcerias comerciais e industriais.

Mais recentemente, em setembro de 2024, o presidente da Fiems integrou uma delegação de empresários brasileiros que se reuniu com o presidente da França, Emmanuel Macron. Durante o encontro, Longen discutiu o fortalecimento das relações comerciais entre Brasil e França, além de abordar aspectos estratégicos do Acordo Mercosul-União Europeia.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.