Empreendedoras atendidas por projeto do Sebrae/MS e MS Florestal, em parceria com a Bracell Social, comercializaram produtos em “Bata Fest Rodeio”
Empreendedoras de Bataguassu tiveram a oportunidade de comercializar seus produtos durante a Feira do Empreendedorismo do Sebrae e parceiros, realizada no evento Bata Fest Rodeio. Entre os dias 5 e 7 de dezembro, elas expuseram uma diversidade de itens, como artesanatos, bolsas, lingeries, sacolas, óleos essenciais, cosméticos, entre outros. Em comum, essas mulheres integram o Projeto Dona Della, uma iniciativa do Sebrae/MS em parceria com a MS Florestal e a Bracell Social, que tem como foco a capacitação feminina para o empreendedorismo.
Além de desenvolver habilidades técnicas e socioemocionais, o Projeto Dona Della busca consolidar uma rede colaborativa, promovendo a circulação de renda e fortalecendo a economia local. “Elas passaram por um aprendizado intenso, com o acompanhamento de nossos consultores, e agora estão aqui na feira expondo seus produtos, com o apoio do Sebrae, da Prefeitura de Bataguassu, da MS Florestal e da Bracell. É gratificante ver como Bataguassu alcançou um patamar de grande diversidade em produtos artesanais. Inclusive, algumas artesãs estão no Rio de Janeiro participando de outra feira, levando o talento e a criatividade da nossa região para o mundo”, afirma a gerente da Regional Costa Leste do Sebrae/MS, Josi Signori.
Para as empreendedoras, a experiência foi transformadora. Roseli Oliveira Santos, proprietária da Lingeries da Rose, descreveu a feira como um sonho realizado. “Trabalho com lingeries e cosméticos, e o projeto Dona Della foi essencial para melhorar minhas vendas. Aqui, consegui apresentar as peças para muitas pessoas, fazer novos contatos e receber diversas encomendas. É a primeira vez que participo de uma feira para vender minhas peças, e pretendo continuar, porque isso é o que amo fazer”, declarou.
Luana Buzinaro, da Queen Bee – Ateliê de Bolsas e Carteiras, destacou que o programa Dona Della foi essencial para sua trajetória empreendedora. “Comecei meu negócio este ano, e o programa fez toda a diferença na minha jornada. Aprendi a organizar as finanças, participei de palestras sobre gestão, entendi como vender usando estratégias de marketing e melhorei o atendimento ao cliente. Os resultados positivos, me motivam a continuar e a crescer cada vez mais”, reforça.
Já Caliane Araújo, da Gráfica JP, trabalha com a personalização de agendas, cadernos, blocos de notas, canecas e outros itens de papelaria. Natural de Pernambuco, está em Bataguassu há três anos e já considera a cidade como sua nova casa. Sobre a participação no programa Dona Della, ela enfatizou a transformação em sua vida pessoal e profissional. “Mudou minha forma de pensar, agir e trabalhar. Desde que entrei no Dona Della, minha empresa só cresce a cada dia. Meu sonho agora é abrir minha própria papelaria com produção própria. Hoje, trabalho na sala da minha casa e vendo pela internet, mas quero ter um espaço físico em 2025”, planeja.
Representando a Associação das Artesãs Ipê Rosa, a presidente Mirian Priscila de Oliveira Bello destacou a oportunidade de expor as bolsas e sacolas confeccionadas com resíduos da MS Florestal, como bags de fertilizantes, uniformes de colaboradores e perneiras. “Nunca imaginei que alcançaríamos tanto sucesso. Este ano foi extremamente gratificante, com todas nós cheias de projetos e conquistas. Para 2025, nosso objetivo é expandir a associação, e já temos uma grande demanda para nossas peças. Estamos muito confiantes com o que o futuro nos reserva”, finaliza.
Projeto Dona Della em Bataguassu
Promovido pelo Sebrae/MS em parceria com a MS Florestal e a Bracell Social, o Projeto Dona Della em Bataguassu iniciou em fevereiro deste ano e já impactou a vida de mais de 70 mulheres. Ao longo da jornada, o programa oferece capacitações em diversas áreas, desde habilidades técnicas e empreendedoras, até competências socioemocionais. Além disso, proporciona às empreendedoras um espaço estratégico para se aproximarem de novos clientes e ampliarem seu alcance no mercado consumidor regional.
Mais informações aos empreendedores podem ser obtidas pela Central de Relacionamento do Sebrae, no telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.ms.sebrae.com.br.