29.2 C
Três Lagoas
domingo, 22 de dezembro de 2024

Presidente da Novilho Precoce MS participa de debate da Comissão da CNA em Brasília

Encontro abordou avanços na bovinocultura, com destaque para rastreabilidade e novos indicadores.

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA reuniu-se essa semana em Brasília, para discutir os principais temas do setor e avaliar as ações de 2024.

O encontro foi liderado pelo presidente Francisco de Castro e pelo vice-presidente Rafael Gratão, que também preside a Associação dos Produtores de Novilho Precoce de Mato Grosso do Sul. Entre os temas em destaque, esteve o novo indicador de contratos futuros do boi gordo, apresentado pela DataAgro e pela B3, que passará a valer em fevereiro de 2025.

A proibição do uso do hormônio estradiol, exigida pela União Europeia, também foi debatida. O protocolo já aprovado pela CNA está em análise no Ministério da Agricultura e deve alinhar o setor às normas internacionais.

Outro ponto relevante foi a rastreabilidade agropecuária, com avanços importantes discutidos após dois meses de trabalho técnico liderado pelo MAPA, com participação da CNA. “Foram 60 dias de intensas discussões, incluindo uma visita técnica à Austrália. Hoje, temos um acordo assinado por todos os envolvidos, que já está no Ministério. Esse documento servirá de base para a criação de uma normativa sobre o tema. Continuaremos atuando para garantir sua implementação”, afirmou Francisco de Castro.

Rafael Gratão reforçou o papel estratégico da CNA em fóruns como a Câmara Consultiva. “A CNA representa toda a comunidade de pecuaristas. Quanto maior a participação, mais podemos validar e aprimorar os temas apresentados, garantindo que atendam às necessidades do setor.”

A reunião também tratou de uma possível revisão da faixa etária da Guia de Trânsito Animal (GTA), com previsão de avanços em 2025.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.