A Prefeitura de Santos, no litoral de São Paulo, instalou 25 coletores de bitucas de cigarros que serão recicladas e transformadas em matéria-prima para a produção de papel. A maioria dos equipamentos fica na orla da praia, e os produtos reciclados serão destinados a projetos educacionais do município.
Segundo a administração municipal, os coletores estão localizados em pontos estratégicos da cidade e pretendem garantir o descarte correto dos restos de cigarro. Os materiais serão recolhidos pela empresa Poiato Recicla, que transformará o conteúdo em massa de celulose.
A iniciativa representa um investimento de R$ 30 mil, provenientes de uma emenda parlamentar do vereador Fabrício Cardoso (PODE). A prefeitura destacou, contudo, que a ampliação do projeto já está sendo estudada para outras áreas da cidade.
Do número total, segundo o G1, haverá 22 coletores na orla da praia, sendo que estes ficarão espalhados em locais próximos à faixa de areia e aos quiosques. Também serão instalados equipamentos na Lagoa da Saudade, em frente à Câmara Municipal e ao Palácio José Bonifácio.
Inicialmente, a empresa responsável realizará o recolhimento dos materiais com uma frequência maior, até ser definida a periodicidade adequada à demanda da cidade. Depois disso, eles serão higienizados e levados à sede da empresa.
No local, o material passará por processos físicos e químicos para a retirada do odor e da toxicidade, transformando-o em uma massa de celulose, que pode ser utilizada em confecções artesanais como produção de papel, esculturas, entre outros objetos.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Semam), toda a matéria-prima produzida será destinada a projetos educacionais e criativos desenvolvidos por instituições ligadas à administração municipal.