O ex-presidente Jair Bolsonaro utilizou suas redes sociais na última segunda-feira (13) para expressar sua crítica ao governo Lula em relação à decisão da Receita Federal de monitorar transações via PIX que ultrapassam R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para jurídicas.
Conforme o Diário do Poder, Bolsonaro argumentou que a criação do PIX em novembro de 2020 visava facilitar a vida de todos, especialmente das classes mais humildes, e que as novas regras implementadas pelo governo Lula representam uma “covardia” com os mais pobres.
Segundo o ex-presidente, as novas regras podem afetar negativamente os pequenos empreendedores, que “poderão ser obrigados a entregar parte de seu ganho para o Imposto de Renda”. Bolsonaro considera essa medida uma ação desumana e afirmou que a bancada de deputados e senadores do PL, junto com representantes de outros partidos, buscará medidas para derrubar “essa desumana Instrução Normativa da Receita de Lula da Silva”.
A crítica de Bolsonaro reflete sua visão de que o governo Lula está adotando políticas que prejudicam a população mais vulnerável, ao mesmo tempo em que promove o aumento da carga tributária. O ex-presidente tem sido um crítico contumaz das políticas econômicas do governo Lula e tem utilizado suas redes sociais para expressar suas opiniões e mobilizar seu base de apoio.
A medida de monitoramento do PIX tem sido vista por alguns como uma forma de combater a evasão fiscal e aumentar a arrecadação de impostos, mas outros argumentam que pode ter um impacto negativo nos pequenos empreendedores e na economia informal. A decisão do governo Lula de implementar essa medida tem gerado debates e discussões sobre a sua eficácia e impacto na economia brasileira.