O deputado Geraldo Resende (PSDB-MS) anunciou a construção de mais 300 habitações populares em cinco municípios de Mato Grosso do Sul.
Conforme o site Água Clara MS, as cidades beneficiadas serão Água Clara, Campo Grande, Dourados, Inocência e Ribas do Rio Pardo, com a edificação de 50 casas em cada uma das seguintes cidades: Água Clara, Campo Grande, Inocência e Ribas do Rio Pardo, e 100 casas em Dourados.
A portaria do Ministério das Cidades, publicada na segunda-feira (20), relacionou as localidades habilitadas a apresentarem propostas de empreendimentos habitacionais em áreas urbanas, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial, integrante do programa Minha Casa, Minha Vida. A habilitação dessas cidades é resultado do trabalho realizado pelo parlamentar em parceria com as administrações municipais, tanto na fase de cadastro quanto na etapa de acompanhamento das propostas junto ao Ministério das Cidades.
“Trabalhamos lado a lado com os prefeitos colhendo as demandas dos municípios, levando os pedidos ao governo federal e verificando o andamento dos projetos. Por isso, o resultado é muito positivo”, avalia Geraldo Resende. O parlamentar alerta aos prefeitos que a apresentação das propostas junto ao gestor financeiro até o dia 31 de março deste ano é fundamental, sob pena de cancelamento da autorização dada pelo Ministério das Cidades.
“Estamos entrando em contato com todos os prefeitos e prefeitas, para que ninguém perca essa conquista, pois se isso ocorrer, quem perde são as pessoas mais humildes, geralmente que moram na periferia e muitas vezes não tem sequer condições de pagar um aluguel”, afirma Geraldo Resende. A construção de habitações populares é fundamental para atender à demanda por moradias dignas e acessíveis para as famílias de baixa renda.
Duas cidades que receberam especial atenção do deputado Geraldo Resende foram Ribas do Rio Pardo e Inocência. Em junho do ano passado, o parlamentar pediu prioridade na habilitação dessas cidades, em gestão junto ao secretário executivo do Ministério das Cidades Helder Melillo.
Ribas do Rio Pardo, com uma população de 23 mil habitantes, está passando por profundas mudanças em seu tecido urbano devido ao empreendimento, enquanto Inocência, com cerca de 8 mil habitantes, vai receber a maior fábrica de celulose do mundo, o que vai causar uma explosão demográfica naquela cidade em poucos anos.