Nas primeiras horas desta quarta-feira (29), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desencadeou a Operação Redenção para combater a facção criminosa Comboio do Cão (CDC), que é acusada de degolar e decepar um adolescente de 14 anos, Samuel Soares Marques, em Samambaia. Conforme o site Metrópoles, a operação visa prender os três principais suspeitos e colher provas para esclarecer o crime.
Os investigadores da 26ª Delegacia de Polícia (Samambaia) cumprem oito medidas judiciais, incluindo três mandados de prisão temporária e cinco de busca e apreensão, expedidos pelo Tribunal do Júri de Samambaia. A operação tem como objetivo principal prender o trio do CDC, com idades de 30, 21 e 20 anos, que é acusado de cometer o crime bárbaro.
O crime aconteceu no dia 7 de janeiro deste ano, no Recanto do Jacaré, em Samambaia, e chocou a comunidade pela sua brutalidade. A vítima apresentava sinais de tortura, a mão decepada e 32 golpes de facão no corpo. Segundo as investigações, o adolescente havia se envolvido no mundo do crime há pouco mais de um ano, auxiliando membros do Comboio do Cão no tráfico de drogas.
O líder da facção e dois executores diretos do crime são os principais alvos da operação. Os mandados foram cumpridos nas regiões administrativas de Recanto das Emas e Samambaia.
Em depoimento, um dos homens presos no último dia 11 pelo assassinato brutal do adolescente, deu detalhes do crime após confessar o homicídio, afirmando que Samuel teve a mão e a cabeça decepadas a golpes de facão.
A comunidade está chocada com o crime e os amigos do adolescente compartilharam mensagens de condolência nas redes sociais, lembrando da personalidade alegre e extrovertida de Samuel.
“Era um menino alegre, engraçado, gente boa e extrovertido. Ele só pensava em ajudar o próximo e sempre esquecia dele, não fazia mal a ninguém”, escreveu uma amiga. A operação Redenção é mais um esforço da Polícia Civil do DF para combater a violência e a criminalidade no Distrito Federal.