29.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

1ª Reunião do Comitê da Dengue emite sinal de alerta em Três Lagoas após casos confirmados de DEN-3

A primeira reunião do Comitê Municipal de Mobilização e Combate ao Aedes aegypti aconteceu na quinta-feira, dia 30 de janeiro. Durante o encontro, os participantes debateram e emitiram um sinal de alerta no município devido à confirmação de três casos de dengue tipo DEN-3. A cidade não registrava esse vírus há 15 anos, tornando a situação epidemiológica preocupante, pois a população está mais suscetível à contaminação.

O evento, promovido pela Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), reuniu representantes de diversas entidades, órgãos, empresas e a sociedade civil, com o objetivo de intensificar as estratégias de combate às arboviroses, com destaque para a programação da Semana de Combate às Arboviroses.

A DEN-3

A Dengue Tipo 3 (DEN-3) é um dos quatro sorotipos do vírus da dengue e, apesar de causar sintomas semelhantes aos demais, apresenta particularidades que aumentam sua preocupação epidemiológica. Sua circulação esteve reduzida por cerca de 15 anos no Brasil, deixando grande parte da população sem imunidade e elevando o risco de surtos severos. Outro ponto, a infecção por DEN-3 em pessoas que já tiveram outro tipo de dengue pode aumentar as chances de formas graves da doença, como dengue hemorrágica.

PAUTAS DISCUTIDAS NO CÔMITE

Durante a reunião, foram apresentados dados epidemiológicos sobre a situação atual de Três Lagoas e as ações promovidas pela Administração Pública no enfrentamento ao mosquito.

A coordenadora do setor de Entomologia da SMS e presidente do Comitê, Georgia Medeiros, explicou sobre a monitoração dos vetores, a instalação de armadilhas e a identificação dos mosquitos. Já a coordenadora de Vigilância Epidemiológica (VIGEP), Adriana Spazzapan, apresentou um comparativo entre os anos de 2023 e 2024. Além disso, foram discutidos os sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue e chikungunya, bem como a realização dos exames para diagnóstico.

O coordenador do setor de Endemias, Alcides Ferreira, explanou sobre as principais ações realizadas, incluindo busca ativa, borrifações, recolhimento de pneus, vistorias, mutirões de limpeza e fiscalização de imóveis. A coordenadora de Promoção da Saúde, Aline Martins, destacou as atividades educativas desenvolvidas, como blitz informativas, palestras e apresentações teatrais em escolas e instituições.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Jamila Gomes, abordou as capacitações realizadas para os servidores da saúde, enquanto a coordenadora do Setor de Imunização, Humberta Azambuja, apresentou informações sobre a vacinação contra a dengue e a ação do Vacina Mais MS – Dengue, que está de plantão aos sábados nas Unidades de Saúde da Família (USF) para vacinar o público-alvo da campanha: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos.

Representando a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Trânsito (SEINTRA), Thiago Toshio detalhou as ações de fiscalização de terrenos, aplicação de multas e orientações à população. Em complemento, foi realizada uma exposição sobre o ciclo biológico do Aedes aegypti e outras espécies de mosquitos, com demonstrações de amostras e o uso de microscópio.

Georgia, presidente do Comitê, ressaltou que a Prefeitura, por meio da SMS, está à disposição para realizar orientações em empresas, trabalhos educativos em escolas e outras ações de conscientização para o combate ao mosquito.

Além dos setores da SMS e SEINTRA, estiveram presentes na reunião representantes das Secretarias de Meio Ambiente e Agronegócio (SEMEA), Defesa Civil, Conselho Municipal de Saúde, Exército, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea (3ª Bia AAAe), Partido dos Trabalhadores (PT) e Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED), Núcleo Regional de Saúde e Secretaria do Estado de Saúde (SES).

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.