Bella Pedra aumentou seus lucros em 40% após abrir mercado em países como Suíça e Dubai
Localizada em Campo Grande, a Bella Pedra Cristais extrai pedras naturais em Mato Grosso do Sul para a confecção de acessórios como brincos, colares e braceletes, até objetos decorativos para o lar. O empreendimento vivenciou um crescimento significativo em seus lucros, que aumentaram 40% após abrir as portas para o mercado internacional. O processo para a exportação, que contou com o apoio do Sebrae/MS, permitiu que a empresa expandisse seus horizontes e se destacasse em um mercado global.
Ao todo, a empresa explora quatro minas em Mato Grosso do Sul: Uma em São Gabriel do Oeste, de onde retira Jaspe, uma em Bodoquena, responsável pelo fornecimento de Calcita Amarela e outra em Bela Vista, para minerar Calcita Branca. Além disso, o proprietário da empresa, Júnior Franco Roza, possui uma mina de Ametista em Caracol e tem estudos para a exploração de uma reserva de ferro, também no interior do Estado.
“Desde 2020 estamos atuando na área e hoje temos a Bella Pedra Cristal. A procura por esse tipo de material é grande, especialmente pelas pessoas de fora, e Mato Grosso do Sul tem bastante potencial, o que fomos descobrindo após diversos estudos e levantamentos”, afirmou.
Com quatro anos de experiência no mercado de mineração, o empreendedor Júnior Franco Roza encontrou no Sebrae o caminho que precisava para crescer. “O Sebrae está com a gente desde 2023, nos auxiliando e nos orientando para fazer as exportações. Sempre tivemos essa vontade de vender para fora, mas não sabíamos como fazer, até o Sebrae chegar e nos dar essa orientação”, afirmou o empresário.
Em 2024, ocorreu a primeira exportação, após a participação do empreendedor no programa Agentes Locais de Inovação (ALI) do Sebrae, que conectou a Bella Pedra Cristais à Agência Brasileira de Promoção e Exportações e Investimentos (Apex Brasil), que abriu caminho para a comercialização internacional do produto. Nessa oportunidade, a empresa foi qualificada à exportação pelo Programa PEIEX da Apex Brasil, fechando negócio com Portugal.
Ainda segundo o empresário, as oportunidades de exportação expandiram com a participação na feira Exporta Mais, promovida pelo Sebrae, em novembro de 2024. Durante o evento, Junior Franco pôde fazer negócios com compradores de Dubai, e apresentar seus produtos para investidores de diversas partes do mundo, como Japão e Suíça.
O Sebrae também ofereceu acompanhamento gratuito em uma consultoria ambiental, ajudando a Bella Pedra Cristais a regularizar as licenças necessárias para a exploração mineral de forma sustentável. “A partir do momento em que o Sebrae começou a andar junto com a gente, expandiu muito nossa maneira de pensar e de ver, especialmente sobre as exportações”, destacou. Para os próximos anos, a expectativa do empresário é ter mais 20 minas registradas em Mato Grosso do Sul.
Mais informações sobre iniciativas de apoio ao empreendedorismo estão disponíveis na Central de Atendimento do Sebrae, pelo telefone 0800 570 0800.