Neste fim de semana, dia 1º de fevereiro, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu o primeiro plantão da Campanha Estadual “MS Vacina Mais – Dengue” na Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Luzia.
A campanha é destinada ao público-alvo da vacinação: crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade. O objetivo é intensificar as ações de imunização contra a doença, oferecendo a vacina em horários diferenciados para melhor atender a população.
O “MS Vacina Mais – Dengue” continua em todas as salas de vacinação das USFs, exceto nas unidades dos bairros Arapuá e Jupiá, com funcionamento estendido até as 18h.
No próximo sábado, dia 8, a USF que estará de plantão será a USF Vila Piloto, com atendimento das 8h às 12h. Além da vacina contra a dengue, outros imunizantes serão ofertados à população. A campanha seguirá até o dia 25 de fevereiro, reforçando a importância da adesão da comunidade para prevenir a disseminação da doença.
Importância da vacinação
Após 15 anos sem registros, Três Lagoas confirmou três casos de dengue tipo 3 (DENV-3), o que reforça a preocupação, pois grande parte da população está suscetível a esse sorotipo. O DENV-3 é considerado um dos mais agressivos, com maior potencial de causar formas graves da doença.
A SMS destaca que a imunização é essencial para proteger crianças e adolescentes, especialmente em um período crítico para o controle da dengue no estado. Com a circulação dos diversos sorotipos da doença, como o DENV-3, intensificar a vacinação contribui significativamente para a redução de casos graves e óbitos.