22 C
Três Lagoas
domingo, 20 de abril de 2025

Chuva de aranhas provoca pânico em moradores de São Thomé das Letras (MG)

Em um momento que pode ser considerado ao mesmo tempo curioso e assustador, uma jovem paulista filmou uma cena inusitada em São Thomé das Letras, Minas Gerais uma chuva de centenas de aranhas caindo do céu. De acordo com o site Metrópoles, o fenômeno, que ocorre sazonalmente na região, é resultado da construção de uma rede de teias gigante pelas aranhas.

O vídeo gravado pela jovem Bruna Naomí repercutiu este fim de semana no Instagram, alcançando mais de 255 mil visualizações. Enquanto alguns comentários expressaram susto e medo, Bruna ressalta que é um dos pontos altos de morar no interior. “Quando me perguntam por que saí de SP capital para morar numa roça em Minas Gerais, é por cenas como essas”, diz ela.

De acordo com Bruna, esse fenômeno é conhecido na região como chuva de aranhas e não é perigoso. Acontece no verão, que aqui é a época de calor e umidade. Elas fazem essa teia gigantesca que atravessa a estrada, passam o dia dormindo e saem no final da tarde, explica. A espécie de aranha responsável por esse fenômeno é a Parawixia Bistriata, que não oferece risco nenhum a humanos.

Segundo o biólogo Kayron Passos, o fenômeno da chuva de aranhas ocorre no período reprodutivo das aranhas, quando elas buscam novos territórios. “É um comportamento chamado balonismo, que permite que os indivíduos colonizem novos espaços, reduzindo a competição e aumentando a variabilidade genética”, explica. As aranhas juntam as teias para facilitar a captura de alimento, mas o evento não dura muito tempo.

O fenômeno da chuva de aranhas é um exemplo fascinante da biodiversidade e do comportamento das aranhas. Embora possa ser assustador para alguns, é um lembrete da importância de respeitar e apreciar a natureza em todas as suas formas. Como Bruna Naomí disse, é um dos pontos altos de morar no interior, onde a natureza pode ser apreciada em toda a sua glória.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.