Em sessão de abertura dos trabalhos legislativos de 2025, realizada na manhã desta terça-feira (4/2), o prefeito Cassiano Maia fez a leitura da mensagem do Executivo, apresentando as metas da administração municipal para o ano, como é determinado, anualmente. O plenário da Casa esteve lotado com cidadãos e agentes públicos, como secretários e diretores municipais.
O prefeito destacou que deverá atuar nas seguintes 21 frentes, buscando melhorias para Três Lagoas:
- Infraestrutura: 100% de ruas asfaltadas, micro e macro drenagem para evitar alagamentos.
- Saúde: programa para redução de filas de exames e cirurgias, nova UPA no bairro Vila Nova, Clínica Escola para atendimentos a autistas.
- Educação: abertura de vagas para educação infantil, inauguração de novo Centro de Educação Infantil no bairro Mais Parque.
- Servidor público: equilíbrio legal para a folha de pagamento, implantação de benefícios, política de reajuste, atualização do Plano de Cargo, Carreiras e Salários, melhoria em prédios públicos e condições de trabalho e jornada de trabalho de 6 horas.
- Habitação: construção de 50 casas populares, suspensão do processo para construção de 192 unidades habitacionais, por problemas legais.
- Desenvolvimento econômico: incentivo a abertura de industrias e geração de empregos, incremento do turismo e eventos, monitoramento por câmeras, climatização da feira central, aprovação de Plano Diretor desburocratizado, fortalecimento das entidades assistenciais, melhorias na pista, hangares, instrumentos e climatização do aeroporto, novas parcerias com Sanesul e Elektro, apoio à retomada das obras da UFN III e construção da segunda linha da Eldorado Brasil, agilização da implantação do Porto Seco.
- Gestão: nova ordem hierárquica, com a controladoria diretamente ligada ao gabinete do prefeito, e criação do sistema de leis anticorrupção (programa de compliance).
Durante a sessão, o prefeito Cassiano Maia também nomeou o vereador Sargento Rodrigues como o seu líder na Câmara Municipal.
Na sequência, os 15 vereadores da Câmara Municipal de Três Lagoas fizeram breve pronunciamento, apresentando suas propostas e linha de atuação que pretendem desenvolver. O presidente da Câmara, vereador Tonhão também usou a palavra. “Estou no sexto mandato e nunca vi um momento tão forte e grande como agora”, afirmou. Ele ressaltou que tem percebido enorme empenho dos vereadores eleitos e reeleitos e sintonia, com o objetivo comum de trabalho o que, em sua visão, fará toda diferença para o desenvolvimento sócio-econômico do município.
Tonhão também afirmou que, como ordenador de despesas e gestor da Câmara, tem objetivos, como ouvir os vereadores e os servidores, informatizar o Legislativo, atualizar o Plano de Cargo e Carreiras, o Regimento Interno e a Lei Orgânica Municipal, além de implantar o Parlamento Jovem e o Parlamento Mirim.