O presidente da Fiems, Sérgio Longen, recebeu nesta quarta-feira (05/02) o presidente da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul), Thales Tomazelli, e o deputado estadual Paulo Corrêa, para alinhar ações entre as entidades nos próximos anos.
Tomazelli, que é prefeito de Itaquiraí, apresentou as necessidades dos municípios sul-mato-grossenses ligadas à industrialização. O líder empresarial colocou a Fiems à disposição da Assomasul para trabalhar em parceria, com foco na pauta da sustentabilidade.
“Me comprometi a fazer uma reunião para avançarmos no núcleo de sustentabilidade, e também solicitei dele uma agenda com os prefeitos que têm interesse em avançar nas ações de sustentabilidade, energia fotovoltaica e qualificação de mão de obra. O prefeito Thales assumiu o compromisso de levar nossas demandas aos seus associados”, disse Longen.
Atendendo a um pedido do deputado estadual Paulo Corrêa, o presidente da Fiems garantiu a construção de uma unidade da Biblioteca da Indústria do Conhecimento em Itaquiraí, com oferta de cursos de qualificação a distância e do Projeto 60+, de inclusão digital para idosos.
A Assomasul também foi convidada pelo presidente da Fiems para fazer parte do Fórum Internacional de Sustentabilidade, evento preparatório à Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima – COP30, no Brasil. O fórum está marcado para ocorrer entre os dias 29 e 31 de maio em Bonito.
O deputado estadual Paulo Corrêa frisou a importância do trabalho conjunto entre poder público e iniciativa privada para alcançar os objetivos de Mato Grosso do Sul se tornar um estado carbono neutro até 2030.
“Mato Grosso do Sul está se adaptando a essa demanda mundial, que é a neutralidade das emissões de carbono. A Federação das Indústrias tem liderado as discussões no Estado, e agora a Assomasul faz o compromisso de ser um multiplicador dessas ações de sustentabilidade”, destacou o parlamentar.
O presidente da Assomasul se comprometeu a ser parceiro da Fiems na busca pela redução das emissões de poluentes.
“Conte com a Assomasul e todas as prefeituras. Precisamos replicar essa ideia para os prefeitos e vereadores, com os olhos voltados a Mato Grosso do Sul sendo um estado carbono zero. Essa é a diretriz de agora em diante”, declarou Tomazelli.