O Banco do Brasil firmou um acordo com o Banco Central (BC) para devolver R$ 20,6 milhões a 1,59 milhão de clientes que sofreram cobranças indevidas de taxas e tarifas.
Conforme o site Metrópoles, o compromisso foi formalizado na última segunda-feira (3) e prevê um prazo de até 12 meses para a restituição dos valores.
As cobranças indevidas ocorreram em duas situações específicas:
- Tarifas de segunda via de cartão: O banco cobrou irregularmente R$ 14,1 milhões de mais de 1,5 milhão de clientes entre 2013 e 2024.
- Taxas de juros acima do limite no cheque especial para MEIs: Foram cobrados R$ 6,5 milhões indevidamente de 15,4 mil clientes entre 2020 e 2022, com juros superiores ao teto de 8% ao mês.
Em nota, o Banco do Brasil afirmou que já solucionou a questão e reforçou seu compromisso com a excelência no atendimento aos clientes. A instituição também destacou que ocupa a melhor posição no ranking de reclamações do Banco Central há 10 trimestres consecutivos, sendo o banco menos reclamado entre as grandes instituições financeiras do país.
Caso o Banco do Brasil não consiga reembolsar todos os clientes no prazo estipulado, será obrigado a pagar ao Banco Central o valor remanescente não devolvido. A medida visa garantir que os consumidores prejudicados sejam devidamente ressarcidos.