Suspensão dos voos em Três Lagoas é um retrocesso para o município e região que está recebendo investimentos bilionários
A Azul Linhas Aéreas vai suspender temporariamente os voos realizados no Aeroporto de Três Lagoas a partir do próximo dia 10 de março. A Prefeitura da cidade alega ter sido pega de surpresa com a decisão e está tentando mudar a situação e buscando alternativas.
Segundo o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Marco Antônio Gomes Júnior, a atual gestão, administrada pelo prefeito eleito ano passado, Cassiano Maia (PSDB), está empenhada em buscar alternativas para solucionar a situação.
VOOS COM 80% DE OCUPAÇÃO
O chefe da pasta entende que Três Lagoas e toda região é uma potência econômica e que os voos são necessários para os empreendimentos já instalados e outros em andamento. Marco explica que a Prefeitura é parceira para que os serviços tenham continuidade, mas é algo que a empresa decidiu, mesmo tendo 80% da ocupação anual em três voos semanais.
“Fomos pegos de surpresa. Nós tínhamos o planejamento de aumentar os voos e não cogitávamos a suspensão deles. Entramos em contato com a Azul e querem paralisar temporariamente. O prefeito está empenhado para solucionar a situação. Ele já está em alinhamento com a empresa e com o Governo do Estado. Para a Azul o serviço em Três Lagoas é extremamente lucrativo e estávamos fazendo nossa parte”, explicou.
Além disso, o secretário também adiantou que o Aeroporto de Três Lagoas deve passar por reformas, principalmente para buscar outras empresas, caso a Azul realmente suspenda os serviços.
“Abrimos linhas de conversas com outras operadoras. Vamos fazer uma reforma do aeroporto. Nosso aeroporto estrategicamente falando é importante para todo Estado. Vai muito além dos voos comerciais e também precisa dos privados. As melhoras são importantes para atrair aeronaves maiores. Nos reunimos com o governador, que adiantou que deve investir R$ 235 milhões nos aeroportos de Mato Grosso do Sul”, ressaltou.
IMPACTOS
A possível suspensão dos voos vai afetar diretamente os moradores de Três Lagoas e toda região, que é considerada a ‘ouro’ de Mato Grosso do Sul. A cidade é a primeira no ranking quando o assunto é exportação, já que abriga duas gigantes da Celulose, sendo a Eldorado e a Suzano.
Em breve, a região terá mais duas fábricas, sendo a Arauco, em Inocência, e a Bracell, em Bataguassu, aumentando ainda mais a economia da região, já conhecida como ‘Vale da Celulose’. Além disso, a Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFNIII), também terá suas obras retomadas no segundo semestre de 2025.
Suspender os voos vai afetar diretamente o setor e todos os moradores que constantemente usufruem do serviço. Vale ressaltar que não foi uma decisão da prefeitura, a qual alegou não ter sido informada, já que o contrato é renovado uma vez ao ano e ainda não venceu.
No site da companhia aérea, só é possível marcar voos para Três Lagoas até o dia 09 de março. A reportagem do Perfil News tentou marcar um voo saindo de Três Lagoas para o aeroporto de Viracopos e no sistema apareceu que nenhum voo foi encontrado.