27.3 C
Três Lagoas
quarta-feira, 12 de fevereiro de 2025

Reduzir atropelamento de animais silvestres em MS deve custar mais de R$ 32 milhões

Uma licitação no valor de R$ 32,241 milhões foi lançada para contratar uma empresa responsável pela execução de um plano para reduzir o número de atropelamentos de animais silvestres na BR-262, em Mato Grosso do Sul. Conforme o site Campo Grande News, o projeto será realizado em uma extensão de 278,30 quilômetros da rodovia, onde 2,3 mil animais morreram em um ano.

O plano de mitigação de atropelamentos de fauna silvestre na rodovia inclui a construção de passagens de fauna, implantação de portões para pedestres, pintura de setas e zebrados, controle da vegetação com roçada e capina manual. Além disso, a empresa contratada também será responsável pela manutenção da rodovia, incluindo correção de defeitos e recuperação de pontes de madeira.

A justificativa do projeto destaca a importância da rodovia para o acesso ao fluxo de turistas que visitam a região da Serra da Bodoquena e a região do Pantanal, trazendo benefícios para o Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso, o projeto visa diminuir o número de atropelamentos de animais, gerando um ganho considerável para a fauna local e maior segurança para os usuários da via.

A BR-262 corta os estados do Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso do Sul, com uma extensão total de 2.295,40 quilômetros. No Estado de Mato Grosso do Sul, a rodovia se estende até a divisa com São Paulo e até a fronteira do Brasil com a Bolívia. Segundo dados da PRF, cerca de 3,8 mil veículos passam diariamente pela rodovia.

O leilão para a licitação está previsto para o dia 5 de maio deste ano, na B3, em São Paulo. As obras devem ser iniciadas após a assinatura do contrato de concessão, com um prazo de até um ano para o início da cobrança. O prazo de execução do projeto é de 730 dias, ou seja, 2 anos.

A BR-262 também faz parte de um plano econômico de Mato Grosso do Sul, integrando a Rota da Celulose, que inclui trechos da MS-040, MS-338, MS-395 e da BR-267. Além disso, o projeto prevê a duplicação de 115 km de rodovias, a construção de 457 km de acostamentos e 245 km de terceiras faixas, além de 12 km de vias marginais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.