Em busca do corpo esbelto, algumas pessoas utilizam ‘atalhos milagrosos’ para emagrecerem, tomando ou injetando remédios, onde as vezes os resultados não são os esperados
Nos últimos anos, novos métodos têm ganhado espaço no mercado de emagrecimento, especialmente com o uso de medicamentos injetáveis como solução mágica para perder peso. Com promessas tentadoras de emagrecimento sem esforço, as injeções para perda de peso tornaram-se populares entre aqueles que procuram por uma solução rápida e eficaz.
Outras pessoas preferem fazer dietas malucas. Contudo, o entusiasmo em torno dessas soluções esconde potenciais perigos à saúde. Profissionais de saúde enfatizam a importância de compreender os riscos da automedicação e do uso de substâncias sem supervisão médica adequada.
OZEMPIC, A QUERIDINHA DO MOMENTO
!['Queridinhos do momento': para emagrecer, pessoas colocam a saúde em risco sem ajuda de um profissional 'Queridinhos do momento': para emagrecer, pessoas colocam a saúde em risco sem ajuda de um profissional](https://www.perfilnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/b0aa8633fddc4d44d7f8d01b8f8d2f8820d5a3b1.jpeg)
Uma das famosas injeções é a Ozempic, que na realidade é um remédio indicado para o tratamento da diabetes tipo 2 não controlada em adultos, quando não se pode tomar a metformina ou ainda pode ser usada junto com outros medicamentos para equilibrar os níveis de glicose no sangue.
Embora não seja indicado para perda de peso, algumas pessoas diabéticas em tratamento com Ozempic podem emagrecer devido ao efeito colateral desse medicamento. Isso acontece porque o Ozempic reduz a velocidade da digestão dos alimentos, diminuindo o apetite e a preferência por alimentos ricos em gordura e, consequentemente, reduzindo a ingestão de calorias.
EFEITO REBOTE
No entanto, o Ozempic não deve ser usado para emagrecer, já que não possui autorização da Anvisa para este objetivo. Além do valor de cada aplicação custar em torno de R$ 1200, o paciente ainda corre o risco de engordar.
“Cheguei a aplicar durante seis meses. Eu realmente emagreci uns seis quilos logo nas primeiras semanas, mas pouco tempo depois eu engordei pelo menos 10 quilos. Não valeu a pena para mim”, disse um leitor do Perfil News.
UM MÉDICO NA LUTA PELO EMAGRACIMENTO
Em Três Lagoas o médico e ex-vereador Issam Fares Junior, também está em uma luta contra a balança. Ele faz o tratamento com a ajuda de um profissional e em sua rede social, Issam tem publicado o dia a dia do seu processo de emagrecimento.
Issam está fazendo o uso da tirzepatida. Ela representa a inovação mais recente na linha de medicamentos destinados ao tratamento do diabetes mellitus tipo 2, destacando-se por seus resultados significativos também no manejo da obesidade e do sobrepeso.
Nesta semana ele publicou um vídeo comentando sobre o processo no emagrecimento que já são visíveis, entre eles, a diminuição do calor que sente. Até então, era o nono dia do uso do medicamento.
COM OU SEM GLÚTEN
!['Queridinhos do momento': para emagrecer, pessoas colocam a saúde em risco sem ajuda de um profissional 'Queridinhos do momento': para emagrecer, pessoas colocam a saúde em risco sem ajuda de um profissional](https://www.perfilnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GLUTEM.jpg)
Outra ‘famosinha’ do momento é a dieta sem glúten, a qual evita alimentos que contêm essa proteína, como produtos que contêm trigo, como pães, bolachas e bolos, carnes processadas, como salsicha e hambúrguer e molho bechamel, por exemplo.
A dieta sem glúten é indicada para pessoas com intolerância ao glúten e doença celíaca, que é uma doença autoimune causada pela intolerância permanente ao glúten, provocando uma resposta do sistema imunológico capaz de causar inflamações e lesões no intestino.
Embora a dieta sem glúten seja popularmente usada para emagrecer, é importante lembrar que o glúten em si não causa do ganho de peso. Isso porque o excesso de peso acontece devido a ingestão elevada de alimentos que podem conter glúten ou não.
A IMPORTÂNCIA DE UM PROFISSIONAL
O processo de emagrecimento é algo que muitas pessoas enfrentam ao longo da vida, seja por questões estéticas ou, mais frequentemente, por razões de saúde. No entanto, apesar de toda a informação disponível sobre dietas, exercícios e métodos para perder peso, muitas vezes os resultados não são satisfatórios ou duradouros. É nessa hora que a ajuda de um médico especializado no emagrecimento pode fazer toda a diferença.
Buscar o acompanhamento de um médico para emagrecer não é apenas uma questão de ganhar resultados rápidos. A presença de um profissional capacitado garante que o processo ocorra de maneira segura, com foco não apenas na perda de peso, mas na melhoria geral da saúde e na prevenção de complicações associadas ao excesso de peso.
MOMENTO CERTO
Muitas pessoas se perguntam quando é o momento certo para procurar um médico com o objetivo de emagrecer. A verdade é que a decisão de buscar ajuda médica não precisa ser tomada apenas quando outros métodos falham. Em muitos casos, o acompanhamento médico desde o início pode otimizar o processo e garantir que os resultados sejam alcançados de forma mais eficaz e saudável.
Em alguns casos, o médico pode indicar medicamentos para ajudar no processo de emagrecimento. Esses medicamentos, quando prescritos e monitorados adequadamente, podem ser uma ferramenta valiosa para quem tem dificuldade em perder peso apenas com dieta e exercício.
!['Queridinhos do momento': para emagrecer, pessoas colocam a saúde em risco sem ajuda de um profissional 'Queridinhos do momento': para emagrecer, pessoas colocam a saúde em risco sem ajuda de um profissional](https://www.perfilnews.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-12-at-16.51.21.jpeg)
Existem várias abordagens que os médicos utilizam para ajudar os pacientes a emagrecer de forma segura e eficaz. A reeducação alimentar e a atividade física, como é o caso da empreendedora e advogada, Simone de Siqueira Ferreira. por exemplo, é um dos métodos mais eficientes para a perda de peso sustentável.
O médico, muitas vezes com o apoio de um nutricionista, irá ensinar o paciente a fazer melhores escolhas alimentares, equilibrando os macronutrientes e priorizando alimentos ricos em nutrientes.
O médico pode indicar um plano de exercícios personalizado, considerando as condições físicas e os objetivos do paciente. Atividades aeróbicas e o treinamento de força são comuns, pois ajudam a queimar gordura enquanto preservam a massa muscular.
METABOLISMO
Em alguns casos, o médico pode indicar o uso de medicamentos para ajudar no controle do apetite ou no aumento do metabolismo. No entanto, essas medicações só são recomendadas quando realmente necessárias e sempre com acompanhamento médico rigoroso.
Para pacientes com obesidade severa que não conseguiram perder peso com métodos convencionais, o médico pode recomendar a cirurgia bariátrica como último recurso. Esse procedimento reduz o tamanho do estômago, limitando a quantidade de alimentos que podem ser consumidos.