O ano começou com uma parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura de Três Lagoas. Uma reunião, realizada nesta quarta-feira (12), teve como foco a criação de uma clínica voltada para pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista).
A reunião aconteceu na manhã de ontem (quarta-feira), no gabinete do vereador Fernando Jurado (PP), que foi quem tomou a iniciativa para debater o assunto.
Participaram do evento profissionais que convivem diariamente com a situação, incluindo a terapeuta ABA, Inaê Muriel Gonçalves de Santana, Aroldo Silva, professor especialista em ABA, Urbano Azambuja, Especialista em Educação, e Anderson Polarini, autista, executivo de uma grande empresa do município.
O encontro debateu a importância da Clínica Escola idealizada pelo prefeito Cassiano Maia. Todos concordaram que é um grande passo em favor do desenvolvimento do tratamento em Três Lagoas.
Jurado se comprometeu a trabalhar para atender as expectativas dos autistas. “A expectativa deles agora são ações comprometidas, incluindo a diminuição da discriminação, falta de informações e aumento da capacitação dos profissionais que trabalham com autistas”, disse o vereador.
PREFEITO VISITA CENTRO AUTISTA EM SP
No último dia 7 de fevereiro o prefeito Dr. Cassiano Maia realizou mais uma visita em busca de melhorias para o município. Desta vez, ele esteve na obra do 1º Centro Municipal para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), localizado na Grande São Paulo.
O Centro busca trazer inovação, inclusão social e qualidade de vida para pessoas com TEA, oferecendo espaços de convivência diária, aulas diversas, apartamentos funcionais, atividades esportivas, cozinha, refeitórios, anfiteatro, teatro e outras opções de cuidado e acompanhamento. Com uma abordagem multidisciplinar, a estrutura é considerada uma verdadeira minicidade dentro de São Paulo. A ideia é que, a partir deste modelo, mais três unidades sejam construídas, atendendo à demanda de todo o município.
Dr. Cassiano destacou a importância da visita para a implementação de inovações e melhorias em Três Lagoas: “Venho buscando entender, a cada dia, mais as necessidades de Três Lagoas no atendimento às pessoas com TEA. Quero trazer cada vez mais avanços, seja na educação, na saúde, no lazer ou em qualquer outra área essencial para garantir qualidade de vida a essas pessoas.”
A visita contou com a presença da primeira-dama, Kelly Abonizio; da secretária da pasta de Pessoa com Deficiência de São Paulo, Silvia Grecco; e da vereadora de São Paulo, Ana Carolina de Oliveira.