O ex-presidente Jair Bolsonaro reafirmou sua intenção de concorrer à Presidência da República em 2026, durante um encontro com senadores no Senado nesta terça-feira (18).
Conforme divulgado pelo site Metrópoles, Bolsonaro encontrou-se com parlamentares de oposição e mencionou um levantamento recente do Paraná Pesquisas, que indicou uma vitória sua em um eventual segundo turno contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A pesquisa, segundo interlocutores, apontou 45,1% de intenção de voto para Bolsonaro, enquanto Lula obteve 40,2%. Esses números foram citados por Bolsonaro como um argumento para manter sua pré-candidatura.
A reunião contou com a presença de senadores de partidos como União Brasil e Republicanos, que possuem pré-candidatos próprios, como o governador Ronaldo Caiado (GO) e o governador Tarcísio de Freitas (SP). No entanto, a menção aos resultados da pesquisa parece ter influenciado a discussão, dificultando a defesa de outras candidaturas.
Atualmente, Bolsonaro está inelegível até 2030 devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que reconheceu o abuso de poder político e o uso indevido dos meios de comunicação durante uma reunião com embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada. Essa condição pode afetar sua capacidade de concorrer nas eleições de 2026.