28.2 C
Três Lagoas
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025

Seminário Internacional ‘crava’ relevância de Bataguassu e região com a chegada da Rota Bioceânica

Assim como Três Lagoas cresceu economicamente, a ZPE de Bataguassu também está pronta para receber mais investidores e transformar o cenário econômico da região

A Rota Bioceânica é assunto já comentado no mundo todo. As obras levam desenvolvimento não só para Mato Grosso do Sul, mas para todo o país. Bataguassu é o ‘centro’ do projeto e cidade que também vai abrigar a primeira indústria à ZPE (Zona de Processamento de Exportação), a AB Expertise. As obras contam com um investimento de R$ 8 milhões. 

Seminário Internacional 'crava' relevância de Bataguassu e região com a chegada da Rota Bioceânica
O município de Bataguassu possui grande potencial logístico com duas rodovias que passam pela cidade; a BR 267 e a MS 395, além dos rios Pardo e Paranã que podem ser mais uma opção logística (Foto: Assessoria)

A América Latina está diante de uma virada de chave, oportunidade única diante de novos cenários econômicos e despertando interesses de conglomerados mundiais com operação na Ásia. Esta é a conclusão de autoridades sul-mato-grossenses, paraguaias, chilenas e argentinas, que discutiram medidas e ações em conjunto dentro do Comitê Gestor dos Municípios que compõem a Rota Bioceânica na abertura dos trabalhos do Seminário Internacional da Rota Bioceânica e 6º Foro de Los Gobiernos Subnacionales del Corredor Bioceânico, que começou no último dia 18 de fevereiro até esta quinta-feira, dia 20, em Campo Grande.

Seminário Internacional 'crava' relevância de Bataguassu e região com a chegada da Rota Bioceânica

Abrindo o encontro, o secretário Jaime Verruck, da Semadesc (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação) justamente lembrou dos impactos positivos que a Rota Bioceânica vai trazer nas economias dos países.

ALTERNATIVA COMPETITIVA

“Os senhores e senhoras podem ter certeza de que as empresas do mundo, principalmente, no mercado asiático, olharam diferente para a Rota Bioceânica, que provavelmente será a grande alternativa competitiva ao Canal do Panamá. Este movimento até o momento está colocando a Rota numa posição estratégica ainda mais importante”, classificou o secretário.

Se dirigindo especialmente aos prefeitos sul-mato-grossenses e estrangeiros, Jaime ainda frisou que a Rota beneficia todos os municípios do Estado, Paraguai, Argentina e Chile. “Todo e qualquer município poderá olhar e fazer o seu desenvolvimento, focando nas suas oportunidades”, acrescentou.

Um exemplo de oportunidade é mais um grande empreendimento que chega na região leste de Mato Grosso do Sul, A ZPE. As obras destacam a relevância de Bataguassu e cidades vizinhas, entre elas Três Lagoas, já que a entrada da rota pela BR-267 vai ser pelos municípios. A região tem enorme importância na logística, além de algumas indústrias que podem se beneficiarem desse novo corredor logístico. (veja vídeo acima)

A mega estrada, ligada através da construção da Ponte da Bioceânica em Porto Murtinho, segundo estudos da Empresa de planejamento e logística (EPL) pode encurtar em mais de 9,7 mil quilômetros de rota marítima a distância nas exportações brasileiras para a Ásia. Em uma viagem para a China, por exemplo, pode reduzir tempo de 45 dias, para cerca de 17 dias. 

Seminário Internacional 'crava' relevância de Bataguassu e região com a chegada da Rota Bioceânica
A construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que fará a ligação do país vizinho com Brasil, por meio da Rota Bioceânica, segue em avanço e dentro do prazo previsto (Secom/MS)

Esse ganho logístico representa incremento de competitividade para os produtos sul-mato-grossenses e brasileiros. Além disso, a rota possibilita o incremento da comercialização entre os quatro países por onde passa: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile, além de promover a integração cultural e o turismo. 

Não há dúvidas que a região leste é a maior potência econômica do Estado. Com as mega indústrias de celulose as cidades se tornaram o maior eixo de exportação de Mato Grosso do Sul. Três Lagoas, por exemplo, é a cidade que exporta no MS, ficando na frente até da Capital, Campo Grande. 

A região já ficou conhecida como ‘Vale da Celulose’. Além das indústrias já implantadas, outras em breve entrarão em operação na região onde Três Lagoas está localizada. 

A IMPORTÃNCIA DA ZPE PARA A REGIÃO

Seminário Internacional 'crava' relevância de Bataguassu e região com a chegada da Rota Bioceânica
Obra do prédio de alfandegamento da Receita Federal que está sendo construída na área da ZPE (Assessoria)

Em Bataguassu, por exemplo, cidade vizinha de Três Lagoas e de São Paulo, deve ser mais um dos municípios que vai disparar economicamente muito em breve. A ZPE de Bataguassu – que já iniciou a construção do prédio de alfandegamento da Receita Federal será – um atrativo a mais para os investidores. O prédio está sendo construído às margens da rodovia MS-395, sentido Bataguassu a Brasilândia. A intenção dos empresários é já iniciar as atividades assim que as obras estiverem concluídas.  

Seminário Internacional 'crava' relevância de Bataguassu e região com a chegada da Rota Bioceânica

Mas afinal, qual a importância da ZPE em Bataguassu? Todas as empresas que se instalarem na cidade, via ZPE, em um raio de até 30 quilômetros de distância, consegue vários benefícios fiscais, alfandegamento e isenção da Receita Federal para produtos de exportação.  

Seminário Internacional 'crava' relevância de Bataguassu e região com a chegada da Rota Bioceânica
Obra do prédio de alfandegamento da Receita Federal que está sendo construída na área da ZPE (Assessoria)

Através da BR-267, Bataguassu está na ‘mira’ da Rota Bioceânica. Empresas conseguem exportar produtos, principalmente para o mercado asiático, com uma economia de quase 9 mil quilômetros através do Chile. A ZPE é uma grande largada para o desenvolvimento de Bataguassu.  

Assim como Três Lagoas cresceu economicamente com a chegada das grandes fábricas de celulose instaladas na cidade, a ZPE de Bataguassu também está pronta para receber mais investidores e transformar o cenário econômico da região.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.