Os números mais recentes da 163ª Pesquisa CNT de Opinião, divulgados nesta terça-feira (25), mostram que a popularidade do presidente Lula (PT) e de sua gestão está em queda acentuada nos últimos três meses. Conforme divulgado pelo site Diário do Poder,a reprovação ao desempenho pessoal de Lula como governante alcançou 55,3%, enquanto a rejeição ao governo petista está em 44%.
Esses números representam recordes de reprovação na série histórica da pesquisa, com o desempenho pessoal de Lula piorando 9,6 pontos percentuais desde a última pesquisa divulgada em 12 de novembro de 2024, quando a reprovação estava em 45,7%. Já o governo petista piorou 13,2 pontos, desde que recebeu 30,8% de avaliação ruim e péssima, em novembro.
Lula também se sai mal na comparação com o governo de seu rival e antecessor Jair Bolsonaro (PL), que tinha 36% de avaliação negativa no mesmo período do início do terceiro ano de governo, em fevereiro de 2021. Além disso, 44,5% dos entrevistados na pesquisa atual responderam que o governo de Lula está pior que o de Jair Bolsonaro, enquanto apenas 36,4% avaliam que o governo petista é melhor que o anterior.
A 163ª Pesquisa CNT de Opinião ouviu presencialmente 2.002 pessoas, entre 19 e 23 de fevereiro. A pesquisa tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais e nível de confiança de 95%. Esses números podem ser considerados um indicador importante da percepção pública sobre o desempenho do governo Lula e podem ter implicações para a política e a gestão do país.