A reprovação do governo de Lula (PT) voltou a aumentar significativamente entre os eleitores brasileiros, alcançando níveis alarmantes em todo o país.
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26), a desaprovação do governo Lula varia entre 63% e 69% nos três maiores colégios eleitorais: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Conforme divulgado pelo site Diário do Poder nesta quarta-feira (26), o governo Lula tem seu pior desempenho no Estado de São Paulo, onde a desaprovação saltou de 55% para 69%. Já no Rio de Janeiro, a desaprovação aumentou de 64% para 66%, e em Minas Gerais, de 47% para 63%.
A pior reprovação do governo Lula ocorre no estado de Goiás, com 70% de desaprovação, seguido pelo Paraná, com 68%. O Rio Grande do Sul também apresenta uma desaprovação alta, com 66% dos eleitores desaprovando o governo.
O governo petista também perde popularidade em estados com eleitorado historicamente ligado à esquerda, como a Bahia e Pernambuco. Na Bahia, a aprovação do governo Lula caiu 18 pontos, passando de 33% para 51% de desaprovação. Em Pernambuco, a desaprovação aumentou de 33% para 50%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 23 de fevereiro, com 10.442 eleitores de idade superior a 16 anos. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos em sete estados, e de dois pontos percentuais em São Paulo. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.