34.1 C
Três Lagoas
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2025

Deputado denuncia Lula por propaganda eleitoral antecipada

O deputado Evair de Melo (PP-ES) apresentou uma denúncia contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Ministério Público Federal, Ministério Público Eleitoral e Tribunal Superior Eleitoral por crime de propaganda eleitoral antecipada.

Conforme o jornalista Cláudio Humberto divulgou nesta última quarta-feira (26), a denúncia se baseia na utilização, por parte do presidente na segunda-feira (24), de cadeia de rádio e TV para divulgar uma peça publicitária eleitoral, na tentativa de conter a crescente reprovação do governo.

A cadeia de rádio e TV é um recurso que deve ser utilizado por autoridades para se dirigirem à Nação em datas especiais ou para comunicar fatos relevantes de interesse público.

No entanto, nesse caso, a cadeia foi convocada para horários diferentes, aproveitando o pico de audiência da TV e da rádio, o que sugere uma intenção de propaganda eleitoral antecipada.

Lula já utilizou a cadeia de rádio e TV em várias ocasiões, incluindo duas vezes no 7 de setembro e no Natal, além de uma vez no 1º de Maio e mais uma nos 18 meses do mandato. No entanto, a utilização da cadeia nesse caso é questionada, pois parece ter sido feita com o objetivo de influenciar a opinião pública e conter a reprovação do governo.

As pesquisas de opinião, como a Datafolha, Gerp, CNT/MDA e Paraná Pesquisas, apontam um agravamento da repulsa ao governo petista. Uma pesquisa recente da Quaest, realizada ontem, mostra que a reprovação de Lula é superior a 60% da população em 6 dos 8 estados pesquisados, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.