Nesta semana, moradores denunciaram ao Perfil News que atendimentos na agência têm sigo precários diante da falta de servidores
Na sessão da Câmara de Vereadores de Três Lagoas desta quinta-feira (27), adiantada por conta do feriado de Carnaval, o atendimento na agência local do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) foi tema de discussão.
GUICHÊS VAZIOS
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Nesta semana, o atendimento na agência do município ganhou destaque após moradores denunciarem guichês vazios e falta de prestação de serviço, conforme noticiado pelo Perfil News. A reportagem destacou que a agência local estava vazia, sem servidores nos guichês, o que gerou indignação na população.
Diante da repercussão, vereadores se mobilizaram para buscar solução e pressionar as autoridades competentes a tomarem providências para solucionar o problema e garantir um atendimento adequado aos cidadãos.
Usando a tribuna da Casa de Leis, o vereador Marco Silva (PP) levou o assunto à tribuna, ressaltando a importância de uma mobilização política para cobrar soluções dos deputados estaduais e federais.
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“A gente sabe que é uma instituição federal, mas a gente sabe que é o que acontece em Três Lagoas. Temos a responsabilidade de levar essa demanda para nossos deputados estaduais e federais”, disse vereador, pedindo que cada parlamentar da Casa dialogue com os deputados do seu partido para que demanda seja solucionada.
DOCUMENTO À BANCADA
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O presidente da Câmara, vereador Tonhão (PSDB), propôs que os 15 vereadores elaborem um documento conjunto à bancada federal de Mato Grosso do Sul, solicitando medidas para melhorar o atendimento.
“Não podemos nem culpar os servidores. Existe uma defasagem enorme de contingente e estrutura. as vezes uma perícia demora 90 dias”, destacou, pedindo que todos os vereadores assinem documento para que providências sejam demandadas para os oito deputados federais e três senadores de Mato Grosso do Sul.
Ele enfatizou que a falta de servidores é um problema recorrente em várias unidades do INSS no país, impactando diretamente a população, que enfrenta longas esperas para agendamentos e perícias.
MORADORES DENUNCIARAM CAOS EM ATENDIMENTO
Moradores de Três Lagoas denunciam dificuldades no atendimento da agência do INSS, que estaria vazia durante o expediente. No dia 26 de fevereiro, um vídeo gravado por um cidadão e encaminhado ao Perfil News mostrou a unidade praticamente deserta por volta das 12h, com apenas uma funcionária da limpeza e uma segurança patrimonial no local. O atendimento, que deveria estar ocorrendo normalmente, foi descrito como um “deserto”, gerando revolta entre os segurados.
Relatos apontam que esse problema tem sido recorrente, afetando especialmente idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade. Além da demora na concessão de benefícios, como aposentadorias e perícias médicas, moradores criticam a falta de fiscalização sobre os servidores. Há denúncias de funcionários que apenas batem o ponto e se ausentam durante o expediente.
A crise estaria relacionada à defasagem no quadro de servidores, já que muitos se aposentaram ao longo dos anos sem reposição por meio de concursos. Atualmente, a agência funciona com um número reduzido de funcionários, muitos já idosos e com dificuldades para atender à alta demanda.
Diante do cenário, a população cobra medidas urgentes para melhorar o atendimento e reforçar o quadro de servidores. Enquanto isso, o INSS nega a falta de atendimento, alegando que o último agendamento do dia ocorreu antes das 11h e que o vídeo foi registrado posteriormente.