21.4 C
Três Lagoas
terça-feira, 8 de abril de 2025

JBS trabalha na regularização de moradias na Vila Bordon, em Campo Grande

Programa em parceria com TJMS e Defensoria Pública prevê a regularização das residências localizadas em área pertencente à empresa

A JBS, uma das maiores empresas de alimentos do mundo, vai trabalhar, junto ao Poder Público, na regularização das moradias de 250 famílias que residem na Vila Bordon, em Campo Grande. A área, originalmente propriedade da companhia, será repassada por meio de escritura para os moradores que residem na região. A ação, um desejo antigo da companhia, deve ser viabilizada por meio do programa Lar Legal, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), que une forças com outros órgãos públicos para promover a regulamentação e proporcionar a segurança jurídica e dignidade às famílias que vivem no local.

Na última sexta-feira (4), foi realizada uma reunião no gabinete do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, coordenador do programa, com a presença de representantes da JBS, Prefeitura de Campo Grande, Agência Municipal de Habitação de Campo Grande e Agência de Habitação Popular do Estado de Mato Grosso do Sul.

“A participação ativa da JBS na regularização dos imóveis vizinhos à unidade de Campo Grande é de grande importância. Para a população da Vila Bordon, muitos dos quais colaboradoras, ex-colaboradores ou familiares, significa a concretização do sonho da moradia própria, com a segurança do registro imobiliário de suas casas. Para a empresa, uma oportunidade ímpar de contribuir para seu entorno, colocando em plena ação seu pilar de atuação no desenvolvimento social das comunidades em que se encontra inserida”, ressalta Luciana Ribeiro, gerente administrativo da JBS Campo Grande – Unidade 1, planta vizinha da Vila Bordon.

O TJMS será responsável por coordenar uma ação conjunta entre as instituições envolvidas para dar início ao processo de levantamento topográfico, coleta de documentação e formalização dos pedidos de regularização. A iniciativa terá a participação do Poder Judiciário, do Estado, do município de Campo Grande e da Defensoria Pública.

A posse definitiva do imóvel transforma completamente a realidade das famílias beneficiadas, que terão direito a linhas de crédito, incentivos para reformas e ampliações, além de se sentirem proprietários de suas casas. O projeto também prevê a regularização de equipamentos públicos localizados na área, como um colégio estadual e igrejas. Com a regularização fundiária, a Vila Bordon passará a ter acesso ampliado a serviços públicos essenciais.

O desembargador Luiz Tadeu Barbosa destacou que “o papel da JBS foi fundamental”. “A diretoria demonstrou sensibilidade social e responsabilidade ao se dispor a colaborar com o processo de regularização das famílias que há décadas vivem na região”, disse o magistrado.

Presença em MS

A JBS e as cadeias produtivas ligadas a ela em Mato Grosso do Sul movimentaram, em 2020, o equivalente a 3,79% do PIB (Produto Interno Bruto) sul-mato-grossense e contribuíram, em 2021, para a geração de 7,2% dos empregos do estado. Os dados são do levantamento produzido pela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas). Em números totais, o impacto da JBS no PIB sul-mato-grossense foi de R$ 12,06 bilhões. Em 2021, a companhia gerou 107.090 empregos diretos, indiretos e induzidos no estado. A JBS está presente em sete municípios sul-mato-grossenses: Anastácio, Caarapó, Campo Grande, Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Sidrolândia, com forte atuação nas indústrias de bovinos e suínos, além dos demais negócios na produção de couros, transporte e na geração de valor agregado.

Sobre a JBS

A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo. Com uma plataforma diversificada por tipos de produtos (aves, suínos, bovinos e ovinos, além de plant-based), a Companhia conta com mais de 280 mil colaboradores, em unidades de produção e escritórios em países como Brasil, EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, China, entre outros. No Brasil, a JBS é uma das maiores empregadoras do país, com 158 mil colaboradores. No mundo todo, a JBS oferece um amplo portfólio de marcas reconhecidas pela excelência e inovação: Friboi, Seara, Swift, Pilgrim’s Pride, Moy Park, Primo, Just Bare, entre muitas outras, que chegam todos os dias às mesas de consumidores em 190 países. A empresa investe em negócios correlacionados, como couros, biodiesel, colágeno, higiene pessoal e limpeza, envoltórios naturais, soluções em gestão de resíduos sólidos, reciclagem e transportes, com foco na economia circular. A JBS conduz suas operações priorizando a alta qualidade e a segurança dos alimentos e adota as melhores práticas de sustentabilidade e bem-estar animal em toda sua cadeia de valor, com o propósito de alimentar pessoas ao redor do mundo de maneira cada vez mais sustentável.

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.