O líder do Partido Liberal (PL) na Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (RJ), usou suas redes sociais nesta quarta-feira (17) para criticar duramente a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de conceder asilo diplomático à ex-primeira-dama do Peru, Nadine Heredia, condenada a 15 anos de prisão por corrupção.
Na publicação, divulgada pelo site Diário do Poder, Sóstenes classificou a concessão do asilo como “uma vergonha nacional” e questionou: “O Brasil virou esconderijo de criminosos amigos do governo?”.
O parlamentar também expressou indignação com o fato de a ex-primeira-dama ter sido transportada da embaixada brasileira em Lima até Brasília em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com custos bancados pelo contribuinte.
“Lula protege aliados corruptos condenados pela justiça de outro país”, afirmou o deputado, em tom de reprovação à decisão do governo federal.
A concessão de asilo político a Nadine Heredia, esposa do ex-presidente Ollanta Humala, ocorre após sua condenação no âmbito de investigações relacionadas à Lava Jato, envolvendo recursos ilícitos da Odebrecht e da ditadura venezuelana para campanhas eleitorais no Peru. A medida gerou repercussão política e deve acirrar o debate entre governo e oposição nos próximos dias.