Um estudante de 22 anos foi preso nesta quarta-feira (23) no Jardim Piravevê, em Ivinhema (MS), durante a 24ª fase da Operação Sentinela, sob acusação de armazenar e compartilhar material de abuso sexual infanto-juvenil.
Conforme o site Campo Grande News, a ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) e pela Polícia Civil local.
De acordo com as investigações, que duraram cerca de três meses, o Núcleo de Inteligência Policial identificou intensa atividade do suspeito na internet. Ele realizava downloads e compartilhava uma grande quantidade de fotos e vídeos com cenas de sexo explícito envolvendo crianças e adolescentes.
Além dos arquivos, a polícia também encontrou conversas em redes sociais entre o estudante e menores de idade, com conteúdo de teor sexual. Essas interações estão sob análise e também serão investigadas.
Na operação, foram apreendidos o computador e o celular do suspeito, que serão encaminhados ao Instituto de Criminalística para perícia técnica. O jovem foi levado à delegacia e deve responder por crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), relacionados à pornografia infantil e corrupção de menores.
A Operação Sentinela é um esforço contínuo da DEPCA contra a exploração sexual infanto-juvenil, com monitoramento constante de crimes virtuais. Conta com apoio da Polícia Federal e da organização norte-americana National Center for Missing & Exploited Children, especializada no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes ao redor do mundo.