Em algumas regiões da cidade, moradores jogam lixo nas vias, entupindo as caixas coletora de águas pluviais, provocando a formação de piscinões.
Na tarde dessa quinta-feira (24), por volta da 12h30, a população três-lagoense presenciou mais um caso de chuva forte, resultando em vários pontos de alagamento na região. O forte temporal, ainda que por pouco tempo, foi suficiente para causar transtornos e prejudicar o movimento do comércio na área central da cidade. Além disso, por conta do horário, muitos trabalhadores que retornavam do almoço para o serviço foram pegos de surpresa e tiveram que buscar abrigo pelo percurso.
A cidade de Três Lagoas possui topografia plana e alguns bairros recepcionam águas pluviais da parte alta da cidade, provocando forte enxurrada com grande volume de água e em alguns pontos formam piscinões que chega atingir mais de 20 centímetros de água.
O problema é agravado quando as caixas coletoras das galerias ficam obstruídas pelo descarte inapropriado do lixo.
Em alguns bairros, existem moradores que tem o costume de jogar lixo nas galerias que coletam a água de chuva, provocando o entupimento e impedindo o escoamento das águas.
Por conta dessa situação, os alagamentos são majoritariamente influenciados pelas atitudes corriqueiras dos habitantes. Essa atitude denota a cultura dos moradores da cidade que se desenvolveu rapidamente, porém com dificuldades para conscientizar algumas pessoas sobre o que é certo e errado.
Diante disso, a situação poderá piorar, pois a previsão do tempo evidencia novos temporais ainda nessa semana, características comuns da estação outonal.
Por Letícia Maria