Campeã com a seleção brasileira de basquete em Havana, Ruth era técnica do time da prefeitura de Três Lagoas e estava internada desde o final de março; Magic Paula fala sobre a perda da amiga
Morreu na manhã de hoje, 13, a ex-campeã mundial de basquete Ruth Roberta de Souza, aos 52 anos. A ex-atleta foi mais uma vítima da Covid.
Campeã absoluta, a pivô, conhecida por Rutão, conquistou o ouro com a seleção brasileira nos Jogos Pan-Americano de Havana-1991 e o título mundial em 1994. Ela também esteve presente na estreia do Brasil no basquete feminino em Olimpíadas, em Barcelona-1992.
Guerreira, Ruth Roberta de Souza buscava os mais difíceis rebotes para o Brasil. A Confederação Brasileira de Basketbaal (CBB) prestou uma homenagem à ex-pivô. A vice-presidente da CBB, Magic Paula, falou sobre a perda de Ruth, além de companheira, uma amiga.
“Perdi uma amiga, com uma história de vida de muitos desafios, mais jamais perdeu sua doçura e sempre com seu jeito humilde e eficiente na convivência em grupo. Dia muito triste para mim. Ruth fazia parte da minha família e sempre recebida com carinho, como merecia. Que ela faça esta passagem com muita luz”, disse Magic Paula.
Após o fim da sua carreira, Ruth voltou para sua Três Lagoas natal onde era técnica do time da Prefeitura.
“Seu sorriso é eterno”
A Confederação Brasileira de Basquete prestou sua homenagem à ex-pivô, conhecida por Rutão. “O SEU SORRISO É ETERNO! É com dor e profundo pesar que a CBB informa o falecimento da campeã mundial e do Pan, Ruth! O nosso sorriso mais bonito. A nossa guerreira. Ruth combateu o bom combate e nos deixou nesta terça, aos 52 anos”.