22/09/2004 10h37 – Atualizado em 22/09/2004 10h37
Embratur
A arara-azul, ave do Pantanal, possui um só parceiro durante sua vida inteira. A ema macho é quem choca e cuida dos filhotes, tendo em média quatro fêmeas com as quais procriar. Descobertas como essas são feitas em viagens com guias e passeios de Ecoturismo, produto que o Brasil já exporta para atrair turistas estrangeiros.
Visitar lugares com cerca de 650 espécies de aves, ou flutuar em rios de águas cristalinas com centenas de peixes coloridos são privilégios ou até dever das pessoas que apreciam a relação com a natureza. No projeto Caravana Brasil, os operadores que vendem pacotes turísticos e mostram o que o Brasil oferece aos estrangeiros, podem conhecer ainda mais os produtos, serviços e destinos nacionais e diversificar sua oferta, contribuindo para o aumento do turismo receptivo no país.
A última viagem, 11ª do calendário da EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo) neste ano, foi organizada para mostrar a 14 profissionais a infra-estrutura para o Ecoturismo em Bonito e no Pantanal de 15 a 19 de setembro. Na expedição, ao todo, foram visitados nove hotéis ou pousadas. Os operadores puderam conhecer o receptivo local das cidades e aprofundar sua noção do produto para vender mais e com maior variedade aos seus clientes. “São destinos preparadíssimos para o mercado internacional. Tudo tem infra-estrutura e é profissional. Também apresentam a questão da conscientização do Ecoturismo – grupos pequenos nas visitações, noção de preservação, organização”, disse o mexicano Pablo Mejia Turatti, operador da Flot que mora no Brasil há seis meses e tem experiência de treze anos trabalhando com turismo receptivo em Cancun.
Pela primeira vez, a Caravana teve a participação de um repórter estrangeiro que escreve para um guia turístico sobre o Brasil, o jornalista americano Christopher Van Buren. Ele trabalha para a Avalon Publishing Group, dentro do projeto Moon Handbooks e está escrevendo um livro de cerca de 600 páginas para um público classe média, que não é backpacker mas que também não faz turismo de luxo. A empresa faz com que cada país seja pesquisado por um só autor, que entende o todo do destino e que dá dicas que fogem do comum e tradicional. Em dois meses de viagem pelo país (vai terminar em fevereiro), Van Buren “captou” a estratégia da EMBRATUR de diversificar a oferta do destino Brasil no exterior: “Mostrando que as outras regiões do país são interessantes, que há o Ecoturismo e Aventura, por exemplo, eu também posso atrair aquele turista que, em princípio, só iria ao litoral. O Brasil pode ser uma potência em turismo”. Ele achou o formato da Caravana Brasil mais eficaz do que as press trips de que estava acostumado a participar nos Estados Unidos.
O projeto – Conhecer bem para vender mais e diversificar a oferta turística do país no exterior. É esse o conceito da “Caravana Brasil”, uma das estratégias para trazer, no ano de 2007, 9 milhões de turistas estrangeiros ao país e garantir o ingresso de US$ 8 bilhões em divisas, algumas das metas fixadas no Plano Nacional de Turismo. Em 2003, na primeira fase da Caravana, mais de cem operadores puderam conhecer quinze destinos e onze produtos turísticos brasileiros. Neste ano, doze estados foram visitados por mais de cem operadores, entre nacionais e estrangeiros, nas 12 viagens realizadas até agora. A meta é alcançar cerca de 300 profissionais em 21 caravanas em 2004, e lançar três novos produtos brasileiros.
Os onze produtos já identificados para comercialização no exterior são: Golfe, Negócios & Eventos, Cidades Patrimônio, Festas & Eventos, Pesca Esportiva, Mergulho, Aventura, Incentivo, Sol & Mar, Ecoturismo e Resorts. As parcerias da “Caravana Brasil” 2004 são Varig, Resorts Brasil, Bureau de Golfe, Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), Bito (Operadoras Brasileiras de Receptivo Internacional), Conventions Bureaux e os governos dos estados e municípios.