33.5 C
Três Lagoas
sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Bombeiros intensificam vistorias de segurança em casas noturnas de Três Lagoas

28/01/2013 14h54 – Atualizado em 28/01/2013 14h54

O Corpo de Bombeiros de Três Lagoas tem intensificado as fiscalizações e vistorias em casas noturnas para evitar tragédias como à de Santa Maria – RS

O numero de casas noturnas que não estão adequadas as normas de segurança exigidas nas fiscalizações realizadas pelo Corpo de Bombeiros vem aumentando cada vez mais, inclusive em Três Lagoas afirma major Arruda do Corpo de Bombeiros

Ricardo Mendes Silva

A tragédia que aconteceu em uma casa de shows na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, levantou a discussão sobre a estrutura e condições de funcionamento desses estabelecimentos em todo país.

O 5º Grupamento de Bombeiros do MS base de Três Lagoas que é comandado pelo Major Arruda vem realizando um forte trabalho de vistoria e fiscalização em estabelecimentos noturnos.

Todo estabelecimento noturno casa de shows, barzinhos ou boates são obrigados a apresentar um projeto contra incêndio e pânico ao Corpo de Bombeiros para dar entrada ao certificado de autorização de funcionamento que tem duração de 01 ano.

Nesse projeto o local deve ter mais 100 m2 e deve – se descrever os materiais usados na construção, larguras e quantidades de portas, altura de escadas e corrimões, especificarem sinalizações de emergências e extintores.

A 2º etapa é a visita do Corpo de Bombeiros até o local para a realização da vistoria onde se analisa o local, e se está totalmente nos padrões conforme foi especificado no projeto ou se houve alteração na obra que afete as normas de segurança.

Com o estabelecimento adequado a todas normas de segurança e sinalização é concedido pelo Corpo de Bombeiros um certificado de autorização de funcionamento que pode ser cancelado a qualquer momento caso seja mudado algo que afete as normas de segurança do local.

O major Arruda ressalta a importância das denúncias da população sobre estabelecimentos irregulares, e em Três Lagoas os próprios usuários e clientes dos locais têm procurado o Corpo de Bombeiros para denunciar a falta de segurança.

Com esse apoio da população o Corpo de Bombeiros tem a autonomia de visitar esses estabelecimentos irregulares e ao constatar as irregularidades efetuar a interdição do local e as punições legais dos proprietários, punições essas que podem até ser a prisão em flagrante.

Major Arruda do Corpo de Bombeiros de Três Lagoas afirma que fiscalização vai ser forte em casas noturnas. Foto: Ricardo Mendes Silva

Leia também

Últimas

error: Este Conteúdo é protegido! O Perfil News reserva-se ao direito de proteger o seu conteúdo contra cópia e plágio.